Você Sabe Para Que Serve a Vacina BCG?

Você sabe pra que serve aquela vacina que deixa uma pequena cicatriz, geralmente no braço direito?

Pois é, poucas pessoas sabem.

O nome da vacina é BCG e ela serve para proteger o nosso organismo das formas graves da tuberculose.

A Tuberculose é uma doença infecciosa descoberta há muito tempo causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que evoluiu a partir de outras bactérias há mais de 40.000 anos.

O bacilo da turbeculose pode afetar diversas áreas do organismo, a forma mais frequente é a tuberculose pulmonar.

Geralmente o sistema imunológico do nosso organismo é capaz de conter a mutiplicação do bacilo, podendo evitar 90% da disseminação dos casos. Quando isso ocorre, o sistema mata boa parte dos bacilos, formando um granuloma.

Granulona são nódulos de tuberculone apresentados em pequenas lesões como tecido morto que contém a bactéria da tuberculose.

Quando o bacilo da tuberculose consegue passar pelo sistema imunológico ele começa a se multiplicar, passando de uma simples infecção para a doença em si.

Em 5% dos casos a doença se desenvolve nos dois primeiros anos após a infecção, outros 5% desenvolve a doença mais tarde. Pessoas com o sistema imunológico podem vir a desenvolver a doença ao longo da vida.

A contaminação da tuberculose acontece através do ar, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. A transmissão só acontece quando a tuberculose infecciosa está ativa.

Até a segunda década do século XIX a tuberculose não era identificada como uma única doença devido aos seus variados sintomas. A doença teve origem a partir dos primeiros gados domesticados.

Em 24 de março de 1882 foi descoberto o bacilo causador, a bactéria Mycobacterium tuberculosis, pelo médico Robert Kock que mais tarde, no ano de 1905, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina.

Atualmente 1/3 da população mundial está infectada pelo bacilo da tuberculose, são aproximadamente 9,2 milhões de novos casos por ano, uma estimativa de 22 mil por dia.

Das mortes causadas por doenças infecciosas em adultos no mundo 50% é pelo bacilo da tuberculose.

Segundo dados do Ministério da Saúde, O Brasil é 0 19º país com maior número de casos de tuberculose, onde 73% deles conseguem a cura.

Apesar da vacina BCG já ter sido introduzida na maior parte do mundo há mais de meio século, existem países que a vacina contra a tuberculose chega a ser uma lenda, isso até entre os médicos dessas localidades.

A vacina BCG é feita logo após o nascimento. Para saber se a vacina fez efeito o Ministério da Saúde recomenda uma segunda aplicação caso a marca não apareça em seis meses após a vacina ser aplicada. Após os dez anos de idade é feita uma nova dose de reforço.

O Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil criou um símbolo para a campanha. O catavento, que representa o movimento e a mobilização contra a tuberculose.

Fonte:

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI78412-15154,00.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuberculose

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3517&ReturnCatID=1765

http://www.fundoglobaltb.org.br/site/materiais_divulgacao/simbolo.php

http://www.tudosobrevacinas.com.br/institucional/vacinas_1.html

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 × = dezoito

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>