Tipos de Recepção de Casamento

A escolha do tipo de recepção deve levar em conta o número de convidados e o horário em que será realizada. Tanto durante o dia como à noite existem várias opções para uma linda festa de casamento. Confira as sugestões que apresentamos e veja qual delas é a melhor para você.

Café colonial:

Um casamento realizado pela manhã permite oferecer um gostoso café da manhã – o “café colonial” do Sul ou “uma mesa de quitandas”, como se diz em Minas Gerais.

No cardápio, café, leite, chá, chocolate, sucos, frutas, pães diversos, geleias, sequilhos, biscoitos, pão de queijo, croissants, broinhas, bolo de fubá, tortas, etc., dispostos sobre uma grande mesa para os convidados se servirem. Uma bonita toalha, arranjos de fores do campo, muita alegria e descontração nesta refeição informal que tanto pode ser servida na casa da noiva como no chão da igreja, num bufê ou salão de hotel.

Brunch:

A palavra inglesa “brunch” define um tipo de refeição que fica entre o café da manhã (“breakfast”) e o almoço (“lunch”). Tanto em tipos de pratos como em horário, pode ser uma opção original para comemorar um casamento realizado de manhã.

Geralmente o cardápio do brunch compõe-se de frutas frescas, pães variado, torradas, patês, geléias, quaijos, salgadinhos. Também são servidos alguns pratos quentes como panquecas ou crepes, recheados, suflês, tortas ou quiches, além de saladas e frios. Para beber, café, chá, chocolate, sucos de frutas (com ou sem álcool). Não pode faltar o champanhe, servido em copos altos (flûtes) ou taças, para companhar o bolo da noiva!

O brunch pode ser servido com bufê, fora ou dentro de casa e o seu cardápio varia conforme a ocasião e a vontade dos anfitriões.

Almoço:

Quem se casa após as 11 horas pode oferecer um coquetel seguido por um almoço leve e informal: uma bela salada e um prato quente, por exemplo. Na sobremesa, o tradicional bolo de noiva acompanhado de champanhe.

Para um almoço mais completo, ofereça uma entrada, um prato quente com dois acompanhamentos, salada e sobremesas. Escolha os vinhos de acordo com o cardápio, e para terminar sirva o bolo de noiva acompanhado de champanhe.

Chá da tarde:

Adotado em alguns países da Europa, o chá pode ser uma opção bastante simpática para festejar um casamento realizado por volta das 17 horas. Pode ser servido no próprio salão da igreja, sobre uma mesa grande, com uma bela toalha. Flores, o bolo da noiva, docinhos, sanduíches delicados, chá e champanhe, tudo ao som de música suave. No verão, você pode oferecer chás gelados, ponche ou sucos de frutas.

Coquetel:

Este tipo de recepção permite convidar muitos amigos, sem precisar de grande espaço ou de muito dinheiro. Bebidas diversa, canapés e salgadinhos quentes e frios podem ser servidos no salão da igreja, descontraidamente e sem qualquer trabalho para os anfitriões.

Bufê:

Se os convidados são muitos e você quer oferecer algo mais do que um simples coquetel, então a melhor escolha é um bufê ou serviço americano com pratos frios (saladas variadas, carnes, patês, etc.) e quentes (massas, aves, carnes, tortas, etc.). prefira pratos que dispensam o uso de facas, já que nesse tipo de festa muitos convidados ficam em pé.

Arrume a mesa do bufê colocando as louças na ordem em que serão utilizadas. Capriche na escolha da toalha, adamascada, de renda ou bordada; complete a decoração com um arranjo de flores e candelabros com velas. Os talheres e os guardanapos ficam nas extremidades da mesa.

As diferentes iguarias, em grandes travessas, com grafos e colheres de serviço. Não esqueça das bandejas térmicas ou rechauds para conservar os pratos bem quentes.

Em outra mesa, também decorada com flores, podem ficar o bolo de noiva e os docinhos, que serão servido no final, acompanhados de champanhe.

Jantar:

Par um jantar de casamento, você pode planejar uma entrada, um prato de massa e um prato principal com dois acompanhamentos. No final, duas sobremesas e mais o bolo de noiva. Antes de todos se sentarem à mesa, sirva aperitivos e salgadinhos folhados, pequenos canapés de salmão, caviar, ou foie-gras.

Os vinhos serão escolhidos de acordo com o cardápio.

Se você optar pelo serviço à francesa, que é muito elegante, convém no final da festa, à saída, apresentar uma mesa com bules de café e chá e pequenos chocolates com recheio de menta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 + = treze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>