Quem foi o maior líder que a Humanidade já viu?

Quem foi o maior líder que a Humanidade já viu?Tai, uma coisa tão difícil, de mensurar, quanto o dano moral. De todos os grandes líderes, que passou pela humanidade, qual foi o maior deles?

Jesus, Alexandre Magno, Gandhi, Buda, Nelson Mandela, Napoleão, Hitler? Se você, afirmar com veemência, que foi qualquer um deles, ou dizer, algum outro não citado, não estaria errado.

A pergunta foi propositalmente subjetiva. Quando, digo líder, me refiro, a alguém, que foi capaz de conduzir as pessoas, a grandes feitos. Dessa forma, se você, disse meu chefe, é o maior líder que já viu, pois levou nossa equipe a cometer feitos extraordinários, estará com a razão.

Ao observamos, todos grandes líderes, se percebe, características em comum.

A principal dela é o carisma.

Adolf Hitler, jamais teria conseguido submeter toda uma Alemanha, as suas vontades, sem Carisma.

Gandhi, não conseguiria libertar a Índia da Inglaterra, sem carisma.

Nelson Mandela, só conseguiu acabar com o Aparthaid, devido ao carisma.

Alexandre, o Grande, não teria conseguido conquistar o maior império do mundo, sem carisma.

Jesus e Buda, não seriam tantos seguidores, mesmo séculos depois de sua existência, sem carisma.

Sim, sem carisma, ninguém, consegue fazer, tantas pessoas diferentes, o seguir, apoiar e até morrer por uma causa.

Outra característica, marcante em todos eles, é acreditar naquilo que pregam. Um advogado, que irá defender um cliente, que sabe que é culpado, precisa criar a imagem mental, de que seu cliente, é inocente,caso contrário,não conseguirá defende-lo, de uma boa forma.

Tanto que quando o advogado acredita na sua inocência de seu cliente, ele o defende de forma muito mais veril. Lênin acreditava que o Socialismo, era a melhor maneira para se viver, enquanto Hitler tinha a convicção de que a raça ariana era superior as demais.

Ambos, transformaram radicalmente a história, de seu país, justamente por acreditarem, naquilo em que pregavam.

O terceiro, fator em comum, talvez seja o mais importante. A determinação. Sem ela, nenhum deles teria chegado aonde chegaram.

Todos eles fracassaram, antes de conseguir, o resultado desejado. Nelson Mandela passou mais de 30 anos, preso, antes de conseguir, libertar a África.

Muitos líderes passaram pela humanidade, com carisma e fidelidade aos seus ideais, porém careciam de força de vontade, dessa forma, não atingiram seus ideais.

Na sua Opinião, quem foi o maior líder da História e porque?

Comments

  1. Vitor says

    O maior lider da historia da humanidade,na minha opinião,foi sem dúvida Augustos,que mais tarde foi sucedido por Júlio César em Roma,a mais de 2 mil anos atrás.Penso isso porque analiso o significado e os valores defendido por ele,que claro quando comparados com as sociedades modernas se poderá considerar de Bárbaro mas na época foi um grande avanço.O primeiro líder a usar a palavra democracia,entregar o poder ao povo,a criação de um senado.
    Penso que a par deste estará Marco Aurélio.
    De Roma nasceu uma ideia que foi destruida mais tarde pela igreja.Entrámos então na idade média de dominio do vaticano que se pode considerar a idade das trevas.
    Depois a revolução Francesa e os acontecimentos nas colónias Inglesas na América do Norte vieram fazer com que o poder da igreja diminuísse e promoveu-se um destino de humanidade e progresso.O mundo,liberto dos poderes religiosos,pelo menos no ocidente,nunca mais parou de crescer.
    A ideia,essa,teve inicio com Octávio,conhecido como Augustus,o primeiro verdadeiro Imperador Romano.
    Um abraço Renan,excelente Artigo,tem o meu voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 − = dois

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>