Plano de Aula: Procedimentos de Ensino para o Professor


Como se faz um plano de aula?

Quais são os  termos utilizados ?

Será que um plano de aula é mesmo importante?

O que são procedimentos e/ou métodos de ensino dentro de um plano de aula?

Podemos considerar como procedimento de Ensino tudo o que o professor utiliza como meio para levar o conteúdo para os alunos.

A forma como o professor apresenta o conteúdo é de suma importância para o processo ensino-aprendizagem.

O procedimento de ensino deverá  responder às perguntas: O que eu quero ensinar? Este é o melhor caminho para levar este conhecimento para aqueles alunos?

Outro aspecto importante dentro do procedimento de ensino é verificar se ele contribui para alcançar os objetivos propostos.

Não adianta o professor preparar uma aula para se trabalhar em equipe e levar  vários jogos para a sala de aula se depois ele solicitar que os alunos APENAS escrevam um texto sobre qualquer assunto ou efetuem operações em folhas de sulfite.

Os procedimentos e métodos de ensino não devem ser vistos como um mero passatempo.

Para ajudá-lo a compreender a importância do procedimento de ensino dentro do plano de aula vou lhe dar um exemplo bastante comum.

Imagine uma família de 4 pessoas: o pai, a mãe, um filho adolescente e um bebê de 1 ano.

Todos fazem aniversário e querem comemorar.

Mas cada um vai comemorar o aniversário de uma forma.

O pai reúne os colegas de trabalho em casa para aquele churrascão de domingo, o filho adolescente prefere sair com os amigos para uma pizzaria, a criança de um aninho comemora o aniversário na creche, junto com os amiguinhos.

E a mãe?

A mãe está tão cansada de planejar festas de aniversário que resolve ganhar de presente uma viagem romântica.

Todos eles queriam comemorar o aniversário, mas para cada pessoa houve um tipo de comemoração, diferenciada que levou em consideração a idade e os gostos pessoais .

Para fazer um plano de aula é a mesma coisa.

É preciso pensar no público-alvo e prever se no local existem as condições adequadas para aquela aula.

Parece que a professora não planejou tão bem assim a sua aula

Perguntas que ajudam na hora de montar um plano de aula

Quem são os alunos? Crianças, adolescentes ou adultos?

É uma sala tranquila ou com sérios problemas de disciplina?

A matéria ou conteúdo é interessante ou é mais monótono?

Na hora de escolher o procedimento de ensino a ser utilizado é importante que o professor fique atento às  seguintes questões :

  • O procedimento de ensino escolhido está adequado aos objetivos propostos no processo de ensino-aprendizagem?
  • Ele é coerente e ajustado ao conteúdo a ser ensinado e em relação a aprendizagem solicitada?
  • Existem condições físicas no ambiente onde o procedimento de ensino será aplicado? (brincar de pega-pega numa sala apertada possivelmente não facilitará o trabalho do professor e nem ajudará na aprendizagem dos alunos)
  • O procedimento de ensino escolhido está compatível com as características do aluno? (é importante adequar o procedimento de ensino com a idade dos alunos, nível de desenvolvimento, grau de interesse e necessidades de aprendizagem

Estas perguntas ajudam muito na escolha do melhor procedimento de ensino porque torna mais fácil perceber  quais são as medidas de intervenção   que o professor pode utilizar na sala de aula porque  poderá  escolher com mais segurança se trabalhará com dramatização, se fará uma aula expositiva, se fará trabalhos em grupos ou se fará uma produção de texto individual.

É bom lembrar que existem métodos de ensino em que se valorizam o esforço pessoal do aluno, como o caso dos procedimentos de ensino ativo individualizantes, outros já enfatizam o trabalho em equipe que deve ser sempre mediado pelo professor ou por um aluno mais experiente.

Independente do método escolhido é importante que o  professor esteja atento para  perceber quais são as situações que mais favorecem a compreensão e a aprendizagem doaluno que é o papel principal do processo ensino-aprendizagem.

Os procedimentos e métodos de ensino são um caminho seguro para levar  o conteúdo até o seu aluno por isso, se você é professor, prepare sempre as suas aulas com antecedência e faça os ajustes necessários.

Aprenda a conhecer a sua classe e tenha uma boa aula.

Para mais informações sobre plano de aula, considere ler este artigo:  A importância do Plano de Aula

  • Outros assuntos relacionados:

 

Comments

  1. says

    Excelente o seu artigo Liliane. Será que a maioria do professores atuais das escolas públicas pensam em tudo isso? Será que preparam suas aulas? Será que estudam quem serão seus ouvintes? Trabalhos em equipe, dramatização, exposição, termos bonitos… mas será que são usados? E o conteúdo, é adequado? Parabéns Liliane. Waltes

    • Liliane R. CarvalhoLiliane R. Carvalho says

      Excelente reflexão Waltes….
      São muitas as perguntas quando pensamos na responsabilidade de ser um professor nos dias de hoje.
      Certamente, existem aqueles que se dedicam mais, que abraçam esta profissão com mais seriedade, mas, por vários motivos, eles não são a maioria.

      Obrigada pela presença…
      abraço

  2. says

    Antes de preparar um planejamento é necessário que se conheça a turma, para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra.Em muitos casos o que se planeja não se consegue por em prática, se acaso o professor perceber que a turma está precisando trabalhar outra temática. Mudar a metodologia, dar alternativas para os próprios educandos darem opiniões do tipo de dinâmica a ser aplicada em sala, poderá ter bons resultados.

    • says

      É verdade Regina Oliveira.
      Sem conhecer a turma fica muito difícil planejar qualquer coisa.
      O planejamento deve ser para auxiliar a turma a avançar em sua aprendizagem. Infelizmente, alguns professores utilizam esta ferramenta de forma equivocada, sem refletir sua prática pedagógica. Neste caso, o planejamento perde sua eficácia.
      Agradeço o seu importante comentário.
      bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


6 × = trinta seis

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>