Perder Cabelo é Normal?

Antes de analisarmos o termo “perda normal de cabelo”, devemos analisar os cabelos em geral. Uma pessoa possui em média de 100.000 a 150.000 fios de cabelo, que crescem a um ritmo de um centímetro e meio a cada mês. O cabelo cresce devido à rápida divisão celular na base do folículo e pigmenta-se quando é empurrado para fora.

A perda normal dos fios ou alopécia, é uma parte natural do ciclo de vida dos cabelos. A perda normal de cabelo é causada por fatores genéticos, andrógenos e de idade. Outros fatores incluem a má saúde em geral, os efeitos colaterais de algumas medicações e doenças de pele.

A perda de cabelo podem resultar da hereditariedade do indivíduo. Milhões de homens, mulheres e crianças são confrontadas com a perda de cabelo devido à hereditariedade. É importante saber que todos os dias uma pessoa perde de 100 a 300 fios como um processo natural. Todo e cada fio sofre o ciclo de crescimento antes que a perda natural ocorra. O ciclo de crescimento natural consiste em três etapas:

- Fase Anágena

- Fase Catágena

- Fase Telógena

Fase Anágena
O cabelo vai ficar nessa fase por dois a quatro anos. Cada fio vai crescer 15 cm por ano.

Fase Catágena

Nesta fase de transição, o cabelo passa duas a quatro semanas.

Fase Telógena
A fase telógena é também chamada de fase de repouso. Esta fase dura cerca de três meses permitindo que o fio se desprenda antes de cair.

Em caso de perda normal dos cabelos, não há necessidade de pânico. Mas se há uma perda excessiva de cabelo, isso deve ser discutido imediatamente com seu médico. Os tratamentos que estão disponíveis dependem muito do tipo da perda de cabelo. Às vezes, corrigindo o desequilíbrio hormonal pode-se prevenir a perda dos fios. Minoxidil vai ajudar a corrigir a calvície comum.

Uma pessoa perderá em média 100 fios por dia, contudo,  se o couro cabeludo for esfregado de forma grosseira, se você exerce muita escovação ou lavagem excessiva, isso pode resultar em um aumento na perda dos cabelos. Perder 100 fios por dia é considerado absolutamente normal! A perda normal dos cabelos pode aumentar à medida que avança a idade. A calvície masculina é uma perda normal de cabelo, que é geneticamente pré-determinada.
No caso, se você é um indivíduo acima de 30 anos e você começa a perder cabelo, então as chances são de 95% que essa perda seja normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 1 = nove

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>