Os usos e tipos de ventiladores industriais

Muitas indústrias requerem um forte fluxo de ar ou gás para suportar o processo de produção. Os ventiladores industriais são um tipo especial de ventilador, projetados especificamente para essa finalidade. Eles são geralmente fabricados sob medida para a fábrica em que serão instalados, dependendo da função do ventilador no processo de produção. Os ventiladores podem ser necessários para resfriar, aquecer, secar, limpar, ventilar ou remover partículas e gases que são produzidos durante a manufatura, mas que não são necessários.
Devido à necessidade de mover grandes quantidades de ar ou gás, esses ventiladores podem ser extremamente grandes. Os maiores tipos podem possuir um diâmetro de 7 metros ou mais.
Dependendo da taxa de vazão de ar necessária, o ventilador poderá possuir múltiplas pás para geração da pressão adequada. O volume de gás que o ventilador pode fornecer é medido em metros cúbicos por minuto. O principal requisito do processo poderá ser volume, pressão ou ambos. Diferentes tipos de ventiladores existem para atender essas necessidades.
Há modelos de ventiladores industriais próprios para ambientes onde há uma grande concentração de pessoas, assim como ambientes comerciais, estações de trem, metrô, pavilhões. Existem também ventiladores muito grandes utilizados em minas subterrâneas de carvão ou em túneis, para forçar a saída dos gases emitidos pelos automóveis.
Os ventiladores industriais podem vir em diferentes versões e modelos, assim como ventiladores de parede e de coluna. Os primeiros são muito utilizados em igrejas, salões e lugares amplos, que precisam de ventiladores potentes. Já os ventiladores de coluna ou outros tipos de ventiladores móveis desse tipo podem ser usados em indústrias e até mesmo para criação de efeitos especiais na produção de filmes.
Um ventilador axial é mais adequado para mover grandes volumes de gás a uma pressão relativamente baixa, enquanto que um ventilador centrífugo cria uma alta pressão. O ventilador axial tem um design bastante familiar, tendo praticamente o mesmo modelo de um ventilador para uso doméstico. O ventilador centrífugo, por sua vez, gera alta pressão ao forçar o ar através de uma abertura na lateral da sua estrutura metálica.
A venda de ventiladores industriais é realizada principalmente por empresas e indústrias especializadas na produção de ventiladores que possam atender os requisitos de seus clientes. Tipos padrão de ventiladores também são produzidos para o uso em peças comuns de equipamentos industriais e em sistemas comerciais de condicionamento de ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro + 9 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>