O que faz o Brasil ser um país tão corrupto?

Com tantos casos de corrupção que vemos pela TV ou ao sair de casa, somado a isso a posição do Brasil não muito confortável nos ranking de percepção da corrupção, me faz questionar: Por que será que o Brasil é tão corrupto? Os três principais fatores citados são: falta de fiscalização e a consequente punição, educação/ética e baixos salários.

O Brasil realmente não age enérgicamente e dificilmente ocorre punição aos corruptos. Mas será que faltam leis ao combate da corrupção?  Não acredito que seja caso de criar novas leis, já que quem as cria pode facilmente criar textos com diferentes interpretações facilitando assim sua absolvição.

Muito se houve falar dos baixos salários dos policiais e que isso seria o fator principal da corrupção na polícia.  Temos muitos trabalhadores que ganham menos que policiais e nem por isso são corruptos. Por outro lado temos políticos e juizes federais que ganham um salário digno acusados de corrupção.

Nós iremos conviver por muito tempo com esse mal que nos assola caso o Brasil não se mobilize para um pensamento que priorize o bem coletivo ao invés de interesse pessoal, deixar de ser omisso, e cobrar para que os processos de esquemas descobertos não dêem em nada.

Comments

  1. celsolemes says

    Os comentários nesta página foram bloqueados porque o pessoal estava citando nomes e difamando a pessoa “sem provas” ou “estando completamente erradas”.

    Peço a compreensão de todos.