O que é Verossimilhança??

Nossa que palavra complicada, você já deve ter se perguntando o que significa essa palavra “VEROSSIMILHANÇA”…

Eu mesma me deparei hoje com esse questionamento e então resolvi pesquisar e saber que bicho é esse… risos

Pois bem agora vamos ao que de fato é VEROSSIMILHANÇA.

Quando criamos uma narração, utilizamo-nos de elementos de realidade, em maior ou menor grau, para definir o ambiente, caracterizar as personagens, construir o enredo. De fato, nunca fazemos um retrato fiel da realidade, mas com certeza recriamos o real, moldando-o a nosso gosto, para aquilo que queremos transmitir. De qualquer forma, baseando-se mais ou menos no mundo real, o importante é que a história contada fique verossímil, passando ao leitor uma ideia de verdade, de possibilidade.

A verossimilhança é algo, num primeiro momento, interno à narrativa. Nos filmes de ficção científica, por exemplo, há personagens absolutamente fantásticas que vivem aventuras extraordinárias bastante previsíveis num mundo em que imperam a ciência, a tecnologia e a ousadia.

Podemos falar também em verossimilhança externa, uma vez que a narrativa deixa explícito o trabalho com um elemento da realidade. Por exemplo: se inventamos uma história passada durante a Segunda Guerra Mundial, além de nos preocuparmos com a verdade interna dos fatos relatados, devemos ficar atentos aos dados externos, relativos à guerra em questão. Seria, nesse caso, inverossimilhança externa ligar-se um DVD durante um bombardeio.

Bem agora você e eu já sabemos o que é verossimilhança e poderemos utiliza-la sempre que for necessário em nossos textos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 3 = seis

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>