O que é Populismo?

O populismo é um tipo de governo em que o político utiliza-se do povo para exercer sua influência e permanecer no poder. Em outras palavras, ele toma medidas que agradem as grandes massas no intuito de obter dessas pessoas o apoio para continuar exercendo o poder.

O político populista, tenta através de diversas medidas, agradar às grandes massas, buscando para isso muitas vezes exercer um domínio autoritário e centrado apenas no que ele acredita como sendo o certo. Isso acaba fazendo de muitos populistas, verdadeiros ditadores, que passam por cima da constituição de seus países, burlam regras de contratos por muitas vezes achar que as coisas estavam sendo prejudiciais ao povo de seu país e etc.

Um bom exemplo disso foi quando o presidente da Bolívia Evo Morales nacionalizou o gás e petróleo do seu país. Inúmeras empresas estrangeiras inclusive a Petrobrás, tiveram que acatar as medidas e aceitar goela abaixo o que fora imposto pelo líder populista. No Brasil o mesmo aconteceu no período Vargas com a campanha “o petróleo é nosso” onde toda a produção de petróleo e seus derivados foi nacionalizada.

Getúlio Vargas foi o maior exemplo de politico populista no Brasil

Muitas das medidas autoritárias dos populistas, são tomadas por decretos, sendo esta uma medida que tenta evitar ao máximo uma extinção da constituição. Assim, quando Getúllio assumiu após a revolução de 1930, ele se fez valer de decretos para manter o poder quase que absoluto.

Na América do Sul, existe uma forte tendência a esse tipo de governo. Atualmente o presidente da Venezuela Hugo Chávez, é um dos principais representantes dessa política no nosso continente.

Líder populista venezuelano Hugo Chávez

Hugo Chávez, tentou em 1992 fazer um golpe de estado na Venezuela. Ele que era tenente coronel, no entanto acabou sendo preso e em seu discurso que ele exigiu que fosse ao vivo, relatou a vontade de lutar pelo povo de seu país. Em 1999, depois  de livre, venceu as eleições no seu país começando um governo populista que dura até hoje.

O método populista de governo independe de que tipo de orientação ele segue. O populista não necessariamente precisa ser um candidato esquerdista como muitos pensam. Sua orientação é algo meio que inconsistente muitas vezes, já que tudo parece mais depender de seu humor do que de outra coisa. De qualquer maneira mesmo defendendo uma orientação não esquerdista o populista acaba adquirindo um certo asco das camadas empresariais devido a diversas medidas que tomam contra estas. Ora, nada de anormal nisso afinal de contas o populista almeja, agradar o povo e muitas vezes isso vai de encontro a outros setores sociais.

Engana-se quem acredita que o populismo só existiu no mundo subdesenvolvido. O populismo é algo antigo e que tem sua origem em diversos movimentos anteriores a tudo isso que ocorre por aqui nos tempos de hoje. A sua evolução no entanto se deu após o nascimento das repúblicas, onde a relação entre o poder absoluto que antes existia na figura do rei, cede á figura de um governante eleito pelo povo.

Foto da revista Paratodos falando da Revolução Triumphante que dera início ao populismo no Brasil

O populismo divide opiniões. Por um lado o político defende o direito do povo, dos menos favorecidos mas de outro não aceita críticas e toma medidas que não são totalmente populares. O Hugo Chávez mesmo dissolveu o maior canal da Venezuela por puro capricho. Não aguentava as criticas que eram feitas ao seu governo. Quantas pessoas não ficaram insatisfeitas com essa medida? É como se o Lula acabasse com a Globo do nada!

Se por um lado o populismo em essas facetas ruins, por outro tem algumas boas. Um político não precisa extinguir a constituição para fazer uma outra que atenda as suas necessidades. Ele pode tomar medidas de caráter populista dentro das leis de seu próprio país. Medidas populistas não são exclusividade apenas do Lula ou dos companheiros Sul Americanos. Ao longo dos anos, diversos países precisaram tomar medidas populistas para salvar os seus países da miséria.

Um exemplo foi o programa do New Deal nos Estados Unidos. Após a quebra da Bolsa de 1929 o governo de Franklin Roosevelt precisou tomar uma série de medidas para não deixar o país no buraco. Algumas dessas medidas tiveram um caráter populista e nem por isso são tão criticadas. Portanto, um governo ter medidas populistas, não necessariamente quer dizer que ele seja completamente populista.

Da mesma forma aqui no Brasil tivemos o presidente Luís Inácio da Silva que recentemente teve  algumas medidas de caráter populista. O que acontece é que o presidente não tomou medidas de caráter ditatorial nem baixou decretos dendo poderes acima de quaisquer coisa. Por isso ele não deve ser tido como um populista no sentido estrito da palavra e sim um candidato que dentro da democracia agiu com algumas medidas populistas.

O ex-presidente Lula apesar de ter algumas medidas populistas, não tomou medidas que ferissem a democracia e nem a constituição

O populismo é algo que divide muitas opiniões. Muitos detestam outros acham interessante. Motivações políticas fortes aliadas com uma visão unilateral das coisas, pode fazer com que diversas pessoas acreditem que elas mesmas podem resolver tudo, e por vezes fazem o possível pra chegar ao poder. Com essa convicção fazem coisas boas para alguns e ruins para outros fazendo com que a sua visão de que consegue tudo, pode não estar totalmente certa. É inegável que muitas medidas populistas trouxeram benefícios para nosso povo e por isso também não devemos refutar algumas dessas medidas do nosso mundo. Em todos os lugares, diversas pessoas fazem coisas visando o poder pela satisfação do povo, assim nunca saberemos se o que está sendo feito é por clara inclinação política ou pra tentar seguir no comando.  Certo é só uma coisa, sabemos que a qualquer momento seremos tomados por alguma onda populista.

Deixo aqui alguns links interessantes  que me serviram de fontes e que servem também para quem deseja se aprofundar mais nesse assunto tão falado em nosso país.

Artigo interessante sobre o populismo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Populismo

Site da globo com um infógrafo muito bom revelando detalhes do passo a passo de Chávez:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/07/apos-tratamento-em-cuba-hugo-chavez-volta-venezuela.html

Texto legal sobre o crack na bolsa de 1929:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/crise_1929.htm

Artigo interessante que fala sobre o livro de Chávez:

http://www.revistabula.com/posts/livros/o-nascimento-de-hugo-chavez

Artigo interessante sobre Getúlio:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Get%C3%BAlio_Vargas

Reportagem sobre a nacionalização do petróleo na Bolívia:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u107399.shtml

Texto muito bom da InfoEscola sobre populismo:

http://www.infoescola.com/politica/populismo/

Outra notícia muito bem feita pela Mídia Independente sobre a nacionalização do petróleo na Bolívia:

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/05/352236.shtml

    

felipe sencades
Músico,guitarrista, estudante de licenciatura em música, produtor musical, arranjador, professor de guitarra, ávido escritor e torcedor do timão, trabalho solo em www.reverbnation.com/sabbaticaldesecration

Publicidade

Nenhum Comentário.

Deixe um Comentário


× nove = 54




Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado