O que é Avaliação Escolar?

O que é Avaliação Escolar?A avaliação escolar é também conhecida como avaliação do processo ensino-aprendizagem ou avaliação do rendimento escolar.

Muitos são os nomes dados a avaliação: avaliação oral, relâmpago, bimestral, semanal, processual, auto-avaliação, etc.

É muito importante ressaltar que a avaliação deve observar vários objetos e não apenas o rendimento escolar. A avaliação não deve ser considerada apenas como o momento de verificação e atribuição de notas.

Conforme Sousa: “A avaliação escolar deve estar associada ao próprio projeto educacional e social vivido pelos agentes escolares.” (1986, p.106).

O significado da palavra avaliação apresenta muitas contradições, de um lado os estudiosos do tema e de outro a realidade do cotidiano escolar. Na teoria são apresentados vários significados, mas na prática, em grande parte dos casos, o que é aplicado é completamente fora da teoria. Dentre os próprios estudiosos do tema existem diferentes conceitos e opiniões.

Para Luckesi, a avaliação é “um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão”. (2005, p.69).

Para Bradfield & Maredock: “Avaliação é o processo de atribuição de símbolos a fenômenos com o objetivo de caracterizar o valor do fenômeno, geralmente com referência a algum padrão de natureza social, cultural ou cientifica”.  (1963, p.16)

Ou ainda, segundo Haydt: “Avaliar é julgar ou fazer a apreciação de alguém ou de alguma coisa, tendo como base uma escala de valores [ou] interpretarem dados quantitativos e qualitativos para obter um parecer ou julgamento de valor, tendo por base padrões ou critérios”. (2001, p.11)

Os autores citados acima apresentam a avaliação de uma forma geral como algo que presta um julgamento de valor que se baseia em padrões prévios de referência. Temos muitos outros autores que tratam do tema e o definem das mais diversas formas, mas na maioria das vezes a prática não faz uso da teoria e acaba utilizando a avaliação apenas como medida, ou seja, um componente para formar a média do aluno e assim definir se ele será aprovado ou reprovado no fim do curso.

Através da análise crítica de muitos autores sobre o papel da avaliação dentro da manutenção de um determinado modelo de sociedade a avaliação escolar serve como um instrumento de controle social e proporciona a reprodução dos valores da sociedade dominante dos alunos aos limites que a vida social anuncia. Seleciona-se o bom aluno do mau aluno.

A avaliação é o método de melhorar as aulas e o desempenho dos alunos através de resultados indicados por um teste.

Mas e aí? Isso funciona? Veremos nos artigos a seguir.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ cinco = 13

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>