O que é Avaliação Escolar?

O que é Avaliação Escolar?A avaliação escolar é também conhecida como avaliação do processo ensino-aprendizagem ou avaliação do rendimento escolar.

Muitos são os nomes dados a avaliação: avaliação oral, relâmpago, bimestral, semanal, processual, auto-avaliação, etc.

É muito importante ressaltar que a avaliação deve observar vários objetos e não apenas o rendimento escolar. A avaliação não deve ser considerada apenas como o momento de verificação e atribuição de notas.

Conforme Sousa: “A avaliação escolar deve estar associada ao próprio projeto educacional e social vivido pelos agentes escolares.” (1986, p.106).

O significado da palavra avaliação apresenta muitas contradições, de um lado os estudiosos do tema e de outro a realidade do cotidiano escolar. Na teoria são apresentados vários significados, mas na prática, em grande parte dos casos, o que é aplicado é completamente fora da teoria. Dentre os próprios estudiosos do tema existem diferentes conceitos e opiniões.

Para Luckesi, a avaliação é “um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão”. (2005, p.69).

Para Bradfield & Maredock: “Avaliação é o processo de atribuição de símbolos a fenômenos com o objetivo de caracterizar o valor do fenômeno, geralmente com referência a algum padrão de natureza social, cultural ou cientifica”.  (1963, p.16)

Ou ainda, segundo Haydt: “Avaliar é julgar ou fazer a apreciação de alguém ou de alguma coisa, tendo como base uma escala de valores [ou] interpretarem dados quantitativos e qualitativos para obter um parecer ou julgamento de valor, tendo por base padrões ou critérios”. (2001, p.11)

Os autores citados acima apresentam a avaliação de uma forma geral como algo que presta um julgamento de valor que se baseia em padrões prévios de referência. Temos muitos outros autores que tratam do tema e o definem das mais diversas formas, mas na maioria das vezes a prática não faz uso da teoria e acaba utilizando a avaliação apenas como medida, ou seja, um componente para formar a média do aluno e assim definir se ele será aprovado ou reprovado no fim do curso.

Através da análise crítica de muitos autores sobre o papel da avaliação dentro da manutenção de um determinado modelo de sociedade a avaliação escolar serve como um instrumento de controle social e proporciona a reprodução dos valores da sociedade dominante dos alunos aos limites que a vida social anuncia. Seleciona-se o bom aluno do mau aluno.

A avaliação é o método de melhorar as aulas e o desempenho dos alunos através de resultados indicados por um teste.

Mas e aí? Isso funciona? Veremos nos artigos a seguir.

    

Karine Gomes
Especialista em Gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão em Marketing pela Unisa Business School, licenciada em História pelo Centro Universitário SENAC e bacharel em Turismo com ênfase em planejamento pela Universidade de Santo Amaro, além de vários cursos de capacitação nas áreas de Viagens e Turismo, Marketing, Educação, Planejamento e Gestão de pessoas. Experiência profissional multidisciplinar nas áreas de Turismo, Marketing e Educação. Atuando na área da educação há 6 anos ministrando aulas para os ensinos fundamental e médio das disciplinas de Geografia e História em instituições públicas e particulares, além de aulas para cursos supletivos e Educação de jovens e adultos. Ministrando aulas há 1 ano e meio para o curso técnico de Turismo nas disciplinas de Agenciamento turístico e Turismo e desenvolvendo atividades de visitas técnicas monitoradas em hotéis e pontos turísticos de São Paulo, além de orientação de Trabalhos de Conclusão de Cursos e apresentação de palestras sobre apresentação pessoal, atendimento ao cliente, geografia aplicada ao turismo, Marketing turístico, Reservas turísticas, Comportamento do Consumidor, Marketing de relacionamento, Marketing pessoal entre outras. Experiência em Marketing de serviços, desenvolvendo estratégias de marketing para as equipes de vendas, elaboração de planos e manuais de marketing para equipes de diferentes setores. Experiência profissional na área de viagens e Turismo em empresas de transporte aéreo (Varig e Vasp) realizando atividades de orientação e suporte aos clientes, agências de viagens (CVC) realizando venda de pacotes e reservas turísticas e recreação para crianças, jovens e terceira idade no projeto Escola da Família, onde desenvolveu atividades relacionadas à artes (oficina de origami e dança), criação de um curso livre de turismo e de inglês básico infantil e adulto.

Publicidade

3 Responses to “O que é Avaliação Escolar?”

  1. luciane cassa

    nov 14. 2010

    avaliação é tudo para saber se o aluno esta into bem ou esta com dificuldade nos estudos.

    Reply to this comment
  2. beto baptista

    jul 05. 2011

    tudo que li e simplesmente excelente,continuem porque o saber nao ocupa lugar ja dizia um dito popular

    Reply to this comment

Trackbacks/Pingbacks

  1. A avaliação e seus Estudiosos | O Sabe Tudo - 11 de outubro de 2010

    [...] que a escola deva ser um espaço de inclusão, quando analisamos pela aplicação das avaliações vemos que o ambiente escolar se transforma em um espaço onde a igualdade de oportunidades torna-se [...]

Deixe um Comentário


8 + = catorze




Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado