O MAGNETISMO E O CORPO HUMANO

Muito se tem visto sobre produtos magnéticos que reativam a circulação e trazem benefícios à saúde através deste e de outros mecanismos.

Surgue então a questão: será que a terapia pelo magnetismo realmente funciona?

Após algumas pesquisas de artigos comuns e científicos resolvi expor minha teoria.

Li que campos magnéticos pulsáteis, como aqueles produzidos por corrente elétrica alternada – encontrada por exemplo na rede doméstica de energia – ativam receptores específicos no cérebro melhorando o seu funcionamento em casos de distúrbios como a insônia.

Os resultados do estudo pareceram satisfatórios, porém acredito que mais pesquisas seriam ainda necessárias.

Agora penso sim que campos magnéticos pulsados influenciam funções do organismo.

Minha explicação é baseada em dois fundamentos:

1º) Quando um campo magnético é aproximado de uma carga elétrica em movimento, ocorre do desvio desta carga.

O corpo humano possui diversos íons que regulam a atividade celular, como o íons Ca+.

A entrada e saída dos mesmos nas células poderia ser influenciada por campos magnéticos com intensidade suficiente para promover este efeito

2º) Nos átomos, os orbitais livres possuem um momento magnético, causado pelo giro ou spin dos elétrons desemparelhados.

Acredito que microcampos magnéticos externos potencializem, mesmo que em pouquíssima quantidade, os existentes nestes orbitais, favorecendo ligações químicas.

Claro que minhas exposições são teóricas e com certeza são necessárias pesquisas científicas para corroborá-las.

Todavia, ainda aposto na minha opinião, considerando também que não seria qualquer ímã ou magneto, ou forma de utilização de corrente pulsada para produzir os campos magnéticos, que teriam êxito sem a explicação de como a sua forma de uso traria benefícios à saúde.

Parâmetros colocados na instrução de utilização, tais como intensidade de campo e fluxo magnético assim como de uma possível corrente elétrica induzida são importantes para que o usuário ou leitor possa verificar que existiram estudos para a comercialização e a fabricação de determinados produtos.

Todavia, se tais informações não existirem, também não significa que os produtos não tenham mérito ou efeito; só pesquisas com métodos científicos é que poderiam afirmar a eficácia ou não.

Comments

  1. ANTONIO JOSE AZEDO TOMÁS says

    FAÇO UM COMENTÁRIO CONSTRUTIVO AINDA QUE PERGUNTE, SE SUA EXPLICAÇÃO BASEADA EM DOIS FUNDAMENTOS NÃO SEJA A VERDADE EXPLICADA BASICAMENTE? QUANDO ENTRAMOS EM TERAPIA POR MAGNETISMO, FICA ALGO COMO TABÚ UMA CIÊNCIA AINDA, COMO A DESCREVE SOBRE APARELHOS, SE ANALISARMOS TUDO QUANTO EXISTE NA NATUREZA, SÃO ATOMOS E SEUS COMPONENTES, NOSSO CORPO HUMANO COMO O QUE NÃO É HUMANO DE ÁTOMOS É COMPOSTO, O SISTEMA NERVOSO, FUNCIONA POR IMPULSOS ELECTRICOS, ONDE EXISTA ENERGIA SEJA ELA DE COMPLEXIDADE FOR? EXISTE MAGNETISMO, DE ENERGIAS DIVERSAS? SÃO COMPOSTOS OS SUBCOMPOSTOS-ATÓMICOS, ONDE ENERGIAS DIFERENTES DAS QUE A OLHOS GROSSOS ESTAMOS HABITUADOS EM LER, UM ASSUNTO QUE POUCOS DÃO IMPORTÂNCIA E LIGAM AO ESPIRITISMO, OUTRA AREA QUE ESTÁ PARCIALMENTE RELACIONADA PARCIALMENTE ESCREVO PARCIALMENTE RELACIONADA COM O QUE MUITOS PROCURAM E TENTAM EXPLICAR E TEEM USADO COMO HOBBYS DE NEGOCIOS LUCRATIVOS, UMA PARTICULA CHAMADA NEUTRINO EXPLICA MUITO SOBRE O QUE SE TENTA EXPLICAR EM DIVERSOS ARTIGOS . . . AS ENERGIAS DAS CÉLULAS HUMANAS A EXEMPLO? SÃO POUCO TRABALHADAS DIVULGADAS MAS ELAS EXISTEM DE UMA FORMA TÃO SÉRIA E FORTE EVOLUTIVA COMO A ENERGIA NUCLEAR OU A MAIS IMPORTANTE QUE APAREÇA NA HISTÓRIA HUMANA, NÃO SE PODE EXPLICAR OU COMENTAR TODAS AS IDÉIAS MAS SÃO ASSUNTOS DE GRANDE IMPORTÃNCIA DE GRANDE VALOR O MAGNETISMO HUMANO, QUE MUITO O MUNDO DAS TECNOLOGIAS COMO GPS/GPRS SERIAM SÓ PARA APARELHOS NUNCA O SER HUMANO SE PODERIA COMPARAR A UM APARELHO DIGAMOS ENTÃO QUE ENERGIAS DIFERENTES TECNOLOGICAMENTE AVÂNÇADAS, MAS QUE E SE APARELHOS AJUDAM EM CERTOS TRATAMENTOS E SUA DETECTAÇÕES DE DOÊNÇAS E ROTINAS? LOGO ALGO RELACIONADO ENTRE O QUE DE GROSSO BRUTO SE CONHECE E DELICADOS SÃO COMO CAROS OS MESMOS APARELHOS ESTÃO COM O CORPO HUMANO SEM SER APARELHO ALGUM MAS SER COMPOSTO POR ÁTOMOS E SEUS COMPONENTES ATÓMICOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


5 − = dois

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>