Enquanto o mundo discute o conceito de vida sustentável e o Poder Público Brasileiro repete o discurso cotidianamente para a população, apenas 25% dos domicílios do país contam com saneamento básico.
Se o número do Ministério das Cidades mostra que estamos muito longe de alcançar este padrão de preservação ambiental e a garantia de recebimento de serviços básicos de infraestrutura, uma nova prática de tratamento de esgoto contradiz o lamentável quadro de desesperança.
A Ecofossa, sistema ecologicamente correto de reciclagem do esgoto doméstico, que trata os resíduos contaminados por microorganismos nocivos à saúde humana e à natureza antes de haver o lançamento em córregos e rios que circundam as cidades.
Neste contexto, a Ecofossa substitui a função das fossas sépticas caseiras, utilizadas em todo país por populações de baixa-renda como compensação pela falta de infraestrutura. No entanto, ao contrário desta prática nociva, que contamina o solo e o lençol freático pelo acúmulo de dejetos em pequenas áreas dos terrenos domésticos, a Ecofossa é reconhecida nacionalmente por evitar estes danos e, consequentemente, promover saúde coletiva.
No país, a Ecofossa tem sido a solução encontrada por famílias que descobriram os benefícios do novo processo de tratamento do esgoto. Agora, o sistema ecologicamente correto começa a ser implantado também em Cuiabá, onde 63% da população ainda utiliza fossas nos quintais como meio de depósito dos dejetos.
De outro lado, Mauro Botelho, que é representante da Ecofossa, afirma que a implantação tem custo acessível às famílias, se comparado aos gastos com a instalação e manutenção do processo tradicional.
Mauro Botelho destaca, que o sistema é composto por fibra de vidro e possui vários tamanhos para atender à demanda de residências, condomínios, bares, restaurantes, hotéis e outras estruturas. Mas esclarece que, para cada uma, a instalação requer um projeto diferenciado com base no número de habitantes da área ou de pessoas que transitam pelo local. A Ecofossa pode ser enterrada ou ficar na superfície do terreno, de acordo com a necessidade e da disponibilidade de espaço.
Entenda o Processo
A Ecofossa recebe o esgoto doméstico in natura, que imediatamente é submetido à ação de bactérias anaeróbias para o início da digestão gradativa e ininterrupta do material orgânico contido no sistema, tornando-o liquefeito.
Como resultado, o processo de reciclagem do esgoto devolve uma água saudável e rica em nutrientes à natureza, que pode ser utilizada na irrigação e complemento da adubação de terrenos sem prejudicar o lençol freático.

