Menstruação Dolorosa, a Difícil Arte de ser Mulher!

A grande maioria das mulheres sofrem com cólicas menstruais, mais o que muitas mulheres não sabem é que nem sempre a cólica menstrual pode ser encarada como uma coisa normal, em alguns casos ela pode ser o sinal de algum distúrbio grave como a endometriose, que pode levar a infertilidade, aos miomas, nódulos no útero. Talvez você não saiba mais pesquisas e estudos já mostraram que menstruar não é tão necessário para a mulher como sempre se pensou.

Cólica não coisa simples, como o próprio nome já diz: “Dor em cólica que significa dor que vai e volta” elas podem ser moderadas, ou intensamente fortes, impedindo à mulher de realizar tarefas do seu dia-a-dia, mais além das terríveis dores a mulher pode também sentir enjoo, mal estar e tontura e em alguns casos até desmaio, também pode sentir desconforto, sensação de peso no ventre ou nas coxas, sensação de mal estar, cansaço, nervosismo, diarreia e dor de cabeça, elas podem acontecer apenas no primeiro dia da menstruação, ou alguns dias antes desaparecendo logo que a menstruação ocorre, ou permanecendo durante todo o período em que a mulher estiver menstruada, pode também ser acompanhada de transtornos gastrointestinais inclusive com vômitos. Em algumas mulheres as dores são tão fortes que causam queda de pressão e elas precisam de atendimento médico hospitalar, mas mesmo nas que sentem dores mais amenas o desconforto não é menor.

Algumas mulheres recorrem por orientação médica ao uso de contraceptivo á base de hormônio que diminui o fluxo menstrual e regulam os sintomas da tensão pré menstrual, mais pode não funcionar e a cólica persistir, nesse caso o melhor é consultar um ginecologista pois a cólica pode ser sintoma de outros problemas.

Outra boa dica é a pratica de alguma atividade física, a boa e velha bolsa de água quente da vovó também podem ajudar a diminuir as dores.

O acompanhamento ginecológico é a melhor maneira para você conseguir um diagnóstico preciso de seu caso, e através de uma medicação adequada conseguir aliviar as dores ou até mesmo se livrar delas, muitas mulheres sofrem a anos com cólicas sem se preocupar em procurar ajuda profissional, isso é perigoso pois a cólica pode ser sinal de algum problema de saúde mais serio, por isso não fique sofrendo com medo de ir ao médico pois quanto mais cedo você descobrir o que causa suas cólicas menstruais, mais cedo você poderá se livrar delas.

Como mostram as pesquisas, se realmente a mulher não precisa necessariamente menstruar para ser considerada saudável e poder gerar seus filhos a hora que bem desejar, então imagine o quanto seria maravilhoso se pudéssemos escolher entre menstruar ou não menstruar, sem que isso nos causasse qualquer tipo de danos a nossa saúde, seria de fato maravilhoso. Por enquanto é só um sonho, mais que talvez em poucos anos possa ser realidade para o maior número de mulheres possível.

Fonte:
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2008/06/18/especialistas_esclarecem_duvidas_mais_frequentes_sobre_colicas_menstruais-546862121.asp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


6 + três =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>