IDIOTA! – O Significado da Palavra Idiota!

Acalmem-se! Não estou ofendendo ninguém. Simplesmente, é sobre o significado desta palavra que irei dissertar nas próximas linhas.

A palavra idiota é de origem grega e vem do termo idiótes, que significa o homem privado, num sentido de oposição ao homem público. Foi o general e estadista Péricles (495–429 a.C.) quem classificou de idiótes (idios: separado, privado), os cidadãos que não se preocupavam ou não se ocupavam das questões referentes à Atenas, cuidando exclusivamente de suas ações e assuntos particulares.

A democracia ateniense funcionava sob a ideia de participação coletiva nas suas decisões. Desta forma, aqueles que abandonavam esse dever eram tratados com desprezo. Por este motivo, a palavra rapidamente se transformou em insulto contra os que assim se posicionavam.

Indo além da designação de maus cidadãos, idiótes assumiu dentro de seu significado a ideia de alienação em relação ao mundo real. Com o avanço da civilização romana, ao difundir-se pela Europa, o termo idiota firmou-se como uma alusão à ignorância e à debilidade mental.

Na psiquiatria, o termo idiotia designa o grau mais elevado da chamada tríade oligofrênica (debilidade, imbecilidade e idiotia) e o indivíduo portador possui o menor grau de desenvolvimento intelectual.

O indivíduo idiota não desenvolve a fala tornando-se incapaz de articular palavras. Não assimila noções de higiene pessoal e nem evolui em seu pudor. Hoje em dia esse termo não é mais utilizado com freqüência, mas ainda se vê diagnósticos utilizando a expressão. Exemplo: Idiotia Amaurótica Infantil (Doença de Tay-Sachs ou Gangliosidose GM2).

Até breve!

    

Ricardo Augusto
Sou um mero curioso que busca informações sobre muitos assuntos diferentes e gosto de escrever.

Publicidade

3 Responses to “IDIOTA! – O Significado da Palavra Idiota!”

  1. NÃO SOU IDIOTA… Pois falo normalmente não tenho dificuldades para elaborar ou pronunciar frases, contrario de quem chama os outros pois não tem o que falar então pronuncia seu próprio defeito, não sou ignorante meu grau de conhecimento é superior ao de uma pessoa idiota, porem quando uma pessoa chama a outra de idiota ela se torna uma verdadeira idiotice pois ela se torna tão ignorante e dona da razão que nem percebe que de tal maneira esta se privando e se tornando uma pessoa verdadeiramente IDIOTA

    Reply to this comment
  2. Anabela

    jan 23. 2012

    Boa tarde,
    idiota, pode significar, uma pessoa com muitas ideias.Habitualmente, ela é utilizada no sentido pejurativo.
    Convém lembrar que existe o significante e o significado das palavras.

    Reply to this comment
  3. Isadora

    ago 01. 2012

    …a palavra indiota significa que normalmente está pessoa está chamando o outro de inbecil,psicopata,e outros nomes que prefiro não comenta!…a palavra indiota significa que normalmente está pessoa está chamando o outro de inbecil,psicopata,e outros nomes que prefiro não comenta!

    Reply to this comment

Deixe um Comentário


× 6 = trinta seis




Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado