Formigas Tocandeira, saiba mais sobre ela.

O Brasil é um país  riquissímo, em biodiversidades, chega ser impressionante, quantas espécies de animais, e principalmente de insetos que a nossa fauna possui, o curioso é que nós Brasileiros não conhecemos a fundo tudo o que este país tem de bom e de impressionante, não seria exagero de minha parte dizer que os gringos tem mais conhecimento, do que é nosso, do que nós mesmos, bizarro isto né?, mas infelizmente é verdade.

Já que moro na região Amazônica, quero falar sobre este “mundo” a parte, mas especificamente, sobre um inseto muito interessante, e pouco comentado, mas posso adiantar que é um inseto com a maior população do planeta Terra: as pequenas formigas.

Em destaque hoje, uma formiga que eu conheço bem, porque já provei do seu veneno, e posso garantir, nunca senti tamanha dor, estou falando da formiga tocandeira, também chamada de tucandira, e ainda por cima tem um apelido bem curioso: formiga bala, nome dado, devido a dor provocada por sua  picada, ser pior do que a dor de um tiro.

Quanto ao tiro não posso afirmar nada, porque nunca tomei um, pra saber qual a intensidade da dor, mas a picada da tocandeira eu já tive o desprazer de provar, claro que sem querer, foi quando eu caminhava numa trilha no meio da mata, e quando eu me encostei em um cipó, senti uma agulhada terrível em minhas costas, uma dor que eu nunca tinha sentido antes, em poucos instantes fui tomado por uma febre muito alta, e muitas inguas debaixo do braço e nas verilhas, foi difícil conseguir sair da mata, com meus companheiros e chegar até a cidade para ser medicado, mas a pior parte, parece que os analgésicos não tem efeito sobre o veneno dela, e a dor só foi amenizando após uma doze horas depois da picada.

Bem passado este fato, fui pesquisar um pouco sobre a espécie e descobri coisas interessantes, por exemplo: a tocandeira possui a pior picada do mundo, nenhuma outra formiga se compara a ela em termos de dor (Pude sentir na pele) .

Os moradores mais antigos da região tem uma forma muito esquisita de usar a tocandeira, eles colocam duas ou três formigas presas dentro do cano de suas armas, deixam por três dias e garantem, que após feito isto o tiro da arma se torna letal, em qualquer parte do corpo que atingir o animal caçado, ele morre. Elas são enormes se comparadas as outras formigas, medem em média 3 cm, e além das mandíbulas poderosas, possuem um ferrão na parte traseira, que elas usam como auto-defesa, inoculando o ferrão junto com o veneno, responsáveis por tanta dor.

Características:

Nome científico: Paraponera clavata

Tamanho: cerca de 3 cm, podendo chegar até a 4 cm

Cor: Preta reluzente, as vezes com tons de marrom escuro.

Habitah: No Brasil, sua maior concentração fica na Amazônia, gosta de clima tropical e úmido, vive esclusivamente nas matas, em troncos de pau podre, raízes, e buracos no solo.

Resumo: Espécie extremamente exótica, agressiva, e dona de um veneno que provoca umas das piores dores que o ser humano pode sentir.


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 2 = um

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>