Formatei meu Micro e perdi Meus Documentos. E agora?

Formatar o computador é sempre arriscado, principalmente se o fazemos por conta própria sem recorrer a um técnico capacitado. Depois de formatado, tudo funcionando, zeradinho, você percebe a falta de alguns arquivos. E agora?

O fato é que os arquivos não são de imediato excluídos do HD, mesmo em caso de uma formatação. hum???

O que acontece na verdade é que quando você exclui um arquivo, ele na verdade se torna “invisível” para seu sistema operacional, mesmo sendo excluído da lixeira. O ponto em que o arquivo estava armazenado no HD fica à disposição do sistema para que se grave arquivos nesse espaço vago se necessário. Na prática, se você fez uso mínimo do HD recém formatado ou mesmo se excluiu um arquivo sem querer, é possível recuperar arquivos deletados com alguns programas próprios para isso. Existem bons programas pagos e gratuitos. Veja alguns:

RecuvaRecuva: Ferramenta gratuita da Piriform. Bastante leve, com interface intuitiva e disponível em português. Com esse programa é possível recuperar arquivos até mesmo após formatação.
PandoraPandora Recovery: Mais um programa gratuito, que apresenta um excelente desempenho. Há três métodos de busca: browse (você navega pelos diretórios, e o que estiver em vermelho são arquivos excluídos), search (você pesquisa o arquivo pelo nome, podendo configurar alguns parâmetros) e surface scan (uma pesquisa profunda, em que se listará todos os arquivos excluídos, o que pode demorar horas dependendo do tamanho do HD).
GetDataBackGetDataBack: Programa pago, mas muito eficiente. Com ele é possível recuperar até mesmo a tabela de partição.

Um ponto a esclarecer é que mesmo esses programas não são garantia de recuperação 100% de dados deletados. É possível que dados exibidos sejam parcialmente recuperados ou nem mesmo ser recuperados.

Uma sugestão é que se possível, não instale esses programas no HD que pretende recuperar. O procedimento correto seria instalar qualquer um desses programas em outro computador e instalar o HD que se quer recuperar configurado como Slave nesse computador. Isso é necessário porque se instalar qualquer coisa no HD, ele poderá sobrescrever os arquivos “excluídos”  e não ser possível sua recuperação.

O que eu apresentei aqui pode ser um último recurso para salvar seus arquivos. Existem outros programas tanto gratuitos como pagos que podem ser utilizados para isso. Mas nunca se esqueça que o seguro morreu de velho e tenha o hábito de fazer periodicamente cópias de segurança de seus arquivos – o bom e velho back-up.

Você já teve de usar algum programa para recuperar dados? Conhece algum outro programa eficiente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× seis = 6

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>