Conheça sobre Laminados de madeiras e sua importancia na antiguidade

Marcenaria profissão cheia de beleza e repleta de ensinamentos, eu espero que gostem e possam  aprender um pouco mais sobre os processos químicos que uma madeira sobre antes  de ser trabalhada e transformada em móveis, artesanatos entre outros.

 

Introdução

 

 

 

Aqui postarei um pouco a respeito de laminados de madeiras como  Compensados, MDF, aglomerados e falarei sobre chapas de formicas que são  utilitários essências na vida de um marceneiro ,produtos cheios de curiosidades,  histórias onde todos que querem ou que já trabalham no ramo devem saber,  marcenaria tem seus fundamentos e sua história é importante para todos  conhecerem que essa profissão não contrata um mero cortador de madeiras , mas  sim um seguidor de longas datas que sua profissão está escrito nas historias  mais antigas. Honrem e sintam no sangue a vida da Marcenaria, a profissão que  hoje lhes sustentam.

 

O que são  compensados?

 

 

 

 

 

Compensados são chapas que são formadas por finas lâminas de  madeira normalmente em números impares de laminas , fabricadas através do  torneamento de toras, unificadas sob pressão com resinas específicas para cada  tipo de compensado. Com esse procedimento de produção o compensado é um dos  materiais de mais alta resistência , ao contrário da madeira maciça que pode  sofrer contrações.

Existem compensados hoje em dia no mercado de trabalho de vários  tipos, como: Laminados, Sarrafeados, Multisarrafeados com colagem ureia-formol  ou fenólica (produtos químicos adicionados no processo de industrialização da  madeira).

Cada camada é colada de forma que a direção da grã esteja em  ângulos retos em relação à camada adjacente, esse procedimento se chama de  laminação cruzada. No compensado sarrafeado, seu miolo é formado de diversos  sarrafos de madeira dispostos um ao lado do outro. No multisarrafeado, é a chapa  considerada mais estável por que seu interior leva lâminas de mais ou menos 3mm,  coladas e prensadas na vertical, fazendo um miolo bem compacto, com isso  evitando o empenamento. Podem ser estruturais e são fornecidos com capas para  folhear ,como por exemplo : Virolinha, Pinus, Embalagem ,ou com capas  decorativas com essências fórmicas e de madeiras nobres, como: Cedro, Cerejeira,  Marfim, Freijó, Virola, Padrão Imbuia, entre  outras.

Existem também os painéis para construção civil, como:  Plastificado, Resinado Cola Branca ou o Naval (com colagem fenólica ou à prova  d’água).

 

Importante  saber:

 

“Hoje em dia ,devido o  desmatamento em massa e a falta de reflorestamento fez com que a sociedade atual  buscasse um novo tipo de desenvolvimento em seu trabalho com a madeira  .

Assim surgiu uma nova  consciência ambiental, que protegendo um pouco mais a mata  ,

exige a produção de materiais  sustentáveis e, como resultado, a preservação das  florestas.

Então as chapas de  compensado são mais um exemplo de formas alternativas para a utilização da  madeira.”

 

 

Compensados e  marchetados:

 

 

 

 

Algumas madeiras maciças são bem raras hoje em dia , e devido a  isso seus cortes estão proibidos ou sempre foram mais caras do que as outras  madeiras, a confecção de muitos tipos de móveis, novos ou antigos, são feitos  com compensado . Em móveis antigos ,os compensados e marchetados de madeiras  raras eram frequentemente usados para formar desenhos ou efeitos especiais;  madeiras exóticas eram muito apreciadas. Em móveis modernos, compensados são  usados onde madeira sólida não existe ou é muito cara. Madeiras diferentes são  usadas em artesanatos onde se usa a  marchetaria.

Alguns compensados são cortados do toco das árvores, onde a  textura é mais interessante; alguns são cortados num determinado ângulo a fim de  produzir um padrão particular. Alguns padrões de texturas altamente valorizados,  como a figura de olho de pássaro no bordo e os padrões de nós, são resultado de  crescimento irregular. Algumas madeiras compensadas, como as madeiras com nós,  não são usadas para construções sólidas porque a madeira não é forte o  suficiente. Ébano, ao contrário, é usado em compensados porque é muito pesado  para ser usado sozinho.

Muito cuidado ao dar acabamento em um compensado pois eles devem  ter um trabalho especial e podem ser danificados facilmente.

Hoje em dia eles são a maioria dentro do mercado de trabalho, são  comuns nos móveis modernos.

Examine bem seu móvel antes de compra-lo ou antes mesmo de  começar a trabalhar com ele. Ao trabalhar com o compensado verifique sua  qualidade antes de compra-lo por que existem muitos de baixa qualidade e isso  faz com que o serviço de barato e fácil pode se tornar trabalhoso e muito mais  caro.

 

Formas de utilizar o  compensado

 

O compensado é o melhor material para elaborar estrutura, as  divisões internas e as prateleiras de armários , guarda roupas ,  etc..

Com um compensado mais fino pode ser utilizado para o fundo de  armários e gavetas, desde que receba algum tipo de acabamento, como fórmica ,  verniz ou pintura. Uma boa dica é lembrar que o produto feito com cola à base de  uréia-formol é mais indicado para móveis que não terão contato com lugares  úmidos.

 

Já o compensado fabricado com cola fenólica é indicado para  móveis que serão colocados em muito úmidos, como banheiros, por apresentar maior  resistência à umidade. O compensado decorativo ou pré-revestido é o mais  indicado para peças que exigem melhor acabamento, como portas, frentes de  gavetas, estantes e móveis com bordas retas. No processo de laminação, as toras  de madeira nativa são cozidas em tanques e depois cortadas em lâminas.

Passam por um processo de secagem e são submetidas a tratamento  para que fiquem resistentes ao ataque de insetos, antes da prensagem. Em  seguida, são coladas com os veios em direções contrárias para que uma compense a  outra e dê mais estabilidade às chapas.

A grande maioria dos compensados feitos no Brasil leva madeira  nativa. Sua qualidade depende das espécies usadas no processo industrial.

A espessura é variável e as chapas têm tamanhos diferenciados.

 

Informações de grande uso :

 

TAMANHOS : (altura x largura)

2,20 x 1,60m 2,44 x 1,22m 2,50 x 1,60m

 

ESPESSURAS

06mm, 08mm, 10mm, 12mm, 15mm, 18mm, 20mm, 25mm.

 

Algumas formas de  industrialização:

 

Lâminas de madeira selecionadas, sobrepostas em sentido alternado,  uma a uma, em número ímpar, com capas no mesmo sentido. Capa e miolo de Pinus  Reflorestado ou Virola, coladas entre si com resina fenólica WBP, prensadas a  uma temperatura média de 135ºC e à pressão específica de 15 kg/cm².

 

Melhor forma de  armazenamento:

 

As chapas devem ser empilhadas na posição horizontal sobre três  pontaletes de madeira, posicionados no centro da chapa e a 10 cm de cada uma das  bordas, evitando-se contato com o piso. Caso não sejam utilizadas de imediato,  deverão ser armazenadas em local coberto, protegidas do sol, chuva e  umidade.

 

Condições de  Utilização:

 

1. Quanto ao procedimento de corte das chapas de  compensados, recomenda-se a utilização de serra de vídia com as seguintes  características:

 

RPM

Diâmetro

Espessura do Disco

Espessura do Corte

Número de Dentes

3500

350

2,5

3,8

72

3800

350

2,5

3,8

60

4200

350

2,5

4,4

54

 

 

OBS: A bancada da serra deverá ter a dimensão ideal para que  apóie no mínimo 2/3 da chapa, nos dois sentidos; e seja fixada de maneira que  não provoque trepidação, quando em  funcionamento.

 

Quando da preparação dos painéis, recomenda-se após os cortes das  chapas a pintura dos novos topos com tinta impermeabilizante, 100% à prova  d’água, à base de resina sintética (para chapas resinadas, super resinada e  plastificada), e durante a confecção e montagem dos painéis, quando da  utilização de pregos, os mesmos deverão ser introduzidos no sentido  perpendicular às lâminas e nunca deve-se aplicar pregos nos topos das  chapas.

 

Quanto a introdução das ferragens nas formas, recomenda-se que as  mesmas não sejam jogadas ou arrastadas, e sim colocadas, apoiadas em  espaçadores, sobre a superfície das chapas.

 

Quanto do processo de desforma, recomenda-se a utilização de cunhas e  alavancas de madeira. Deve ser evitado a utilização de pés-de-cabra, assim como  a queda dos painéis diretamente ao solo, uma vez que, estes fatores quando  isolados ou em conjunto danificam e comprometem a garantia das  chapas.

 

Quando da limpeza das formas, após a desforma, recomenda-se que as  mesmas deverão ser lavadas com água sob pressão e, em seguida, deverão receber  nova aplicação de agentes desmoldantes para facilitar a próxima operação de  desforma e consequentemente proporcionar uma vida útil maior para as  chapas.

 

 

Alguns tipos de  Compensado:

 

Compensado Virola:

 

Como é e  qual a sua origem?

 

Originário da região norte, o Compensado de Virola apresenta  superfície lisa, livre de nós e imperfeições. Com excelente custo benefício, é  ideal para a fabricação de móveis.

TAMANHOS: (altura x largura)

2,20 x 1,10m 2,20 x 1,60m 2,44 x 1,22m 2,50 x  1,60m

ESPESSURAS

04mm, 06mm, 08mm, 10mm, 12mm, 15mm.

SAIBA  MAIS

Lâminas de madeira selecionadas, sobrepostas em sentido alternado,  uma a uma, em número ímpar com capas no mesmo sentido. Capa e miolo de Virola  podendo ser em cola branca (MR) ou fenólica (WBP), prensadas à uma temperatura  média de 135ºC e à pressão específica de 15 kg/cm². Diferencia-se do Compensado  Resinado de Pinus apenas no aspecto externo.

 

Compensado Resinado : O  WBP

 

As chapas de Compensado Resinado Fenólico são recomendadas para o uso  externo na produção de fôrmas de concreto não aparente.

UTILIZAÇÕES

 

Fôrmas de concreto para lajes, vigas, pilares e fundações; Tapumes, barracões de obras e bandejas de proteção.

 

TAMANHOS: (altura x largura)

2,20 x 1,10m 2,44 x 1,22m

 

ESPESSURAS

06mm, 08mm, 10mm, 12mm, 14mm, 15mm, 17mm, 18mm, 20mm,  21mm.

 

SAIBA MAIS

Podendo ser produzido com capa de lâminas de Pinus ou Virola, sendo  essa última com maior resistência e com menores imperfeições nas superfícies. A  fabricação consiste em sobrepor as lâminas em sentido alternado, uma a uma, em  número ímpar, com capas no mesmo sentido. Coladas entre si com resina fenólica  WBP, 100% à prova d’água. LD 380 g/m² com teor mínimo de sólidos em 35 pontos  percentuais, prensadas à uma temperatura média de 135ºC e à pressão específica  de 15 kg/cm². Tanto as capas, como os topos são revestidos com  resina fenólica. As chapas de Compensado Resinado possuem ótimo desempenho e  durabilidade, gerando reaproveitado de até 06 (seis) reutilizações, desde que  observadas as condições de manuseio e utilização, indicadas pelas Normas da  ABNT.

 

Compensados  Navais

 

Utilizado para a fabricação de assoalhos e revestimento para veículos  de transporte – rodoviário e aquático, contêineres, entre outros.

TAMANHOS:(altura x largura)

2,20 x 1,60m 2,44 x 1,22m 2,50 x 1,60m

ESPESSURAS

06mm, 08mm, 10mm, 12mm, 15mm, 18mm, 20mm, 25mm.

SAIBA  MAIS

 

Lâminas de madeira selecionadas, sobrepostas em sentido alternado,  uma a uma, em número ímpar, com capas no mesmo sentido. Capa e miolo de Pinus  Reflorestado ou Virola, coladas entre si com resina fenólica WBP, prensadas a  uma temperatura média de 135ºC e à pressão específica de 15 kg/cm².

 

Breve história do  Compensado

 

A história do compensado é antiga e a histórico de que ele vem do  Antigo Egito  onde era muito utilizado na  produção de   sarcófagos com tiras de madeira .

Seu nome é conhecido ao trabalho de equilíbrio que as lascas  realizam.

Com base nos conhecimentos históricos ,é possível dizer que a  primeira lamina foi produzida por volta de 3000 a.C.

Eram fabricadas em pequenas peças retiradas de raras madeiras ,que  eram utilizadas para confecções de moveis luxuosos destinados aos  faraós.

 

 

Faraó Tutankamon

 

Existem descobertas arqueólogas que revelam a existência de  verdadeiras obras de arte em madeira encontradas na Tumba do Faraó Tutankamon,  feitos de cedro revestidos com fitas de marfim e ébano , uma cama feita em  laburno ( são pequenos arbustos e árvores venenosos da família das Leguminosas  ,com folhas trifoliadas e de flores amarelas, que  são relacionados como o  Citiso ) que aparenta ter algumas características do painel de compensado em sua  cabeceira.

Os estudos dessas peças ,relacionadas as técnicas de produção das  laminas e aos tipos de adesivos empregados ,ainda provocam certas duvidas, porem  ,acredita-se que as laminas eram obtidas a partir de serras manuais e o  alisamento da superfície destas através do material abrasivo, quanto aos  adesivos empregados foi aceita a hipótese de que fossem a base de  albumina.

 

Aglomerado , o que  é?

 

 

 

O aglomerado é uma chapa prensada, formada pela concentração de  serragem, geralmente de pinus ou eucaliptos, unidas por resina sintética. Não  empena e não propaga fogo.

 

Definição:

Chapa de madeira com miolo composto de pó de serragem, resina e cola,  que após passar por processo de prensa se transforma em painel de madeira.

Não possui acabamento, portanto, pode receber qualquer tipo de  revestimento. Utilizado na fabricação de móveis de encaixe e montados com  dispositivo de montagem, cavilhas e cola.

Não é recomendado o uso de pregos e parafusos não específicos,  devido ao risco de ocorrerem rachaduras.

 

Dimensões:

 

Tamanho-padrão de 2,75 m x 1,83 m e espessuras que variam de 0,6 mm a  30 mm .

 

Aglomerado  Folheado:

 

É o mesmo acima, porém, esse possui acabamento revestido com laminas  de diversos tipos de madeira, como Mogno, Cerejeira, Sucupira, Imbuia, Pau  Marfim, entre outros.

 

A história internacinal do Mdf,  o material da nova era.

 

 

MDF significa Medium-density fiberboard  , ele é um material derivado  da madeira e é internacionalmente conhecido por sua sigla, MDF.

Em português o significado correto é placa de fibra de Madeira de  Média Densidade.

O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras  de madeira com resinas  sintéticas e outros componentes. Sua produção começa da seguinte maneira: as  placas de madeira são coladas umas as outras com resina e fixadas através de  pressão.

Produto conhecido recente, sua fabricação começou pela primeira  vez no início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, chegou  à Europa, quando passou a ser produzido na antiga República  Democrática Alemã e, posteriormente (1977),  foi introduzido na Europa Ocidental através da Espanha.  No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de  1994.

O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que  se aproximam às da cortiça.

Algumas de suas características são superiores às do aglomerado,  igualando ambos por possuir boa estabilidade e grande capacidade de absorção de  tinta.

A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das  fibras possibilita ao MDF acabamentos facilitados do tipo envernizado.

É um material com várias aplicações, facilidade de manuseio e  substitui com vantagens a própria madeira  em muitas delas.

Existem algumas preocupações quanto ao uso de formaldeído nas resinas  empregadas nas confecções do MDF e os riscos de saúde envolvidos. Potencialmente  podem causar câncer.

Ao manusear, é necessário ter em mente medidas preventivas como o  uso de EPI.

As chapas de MDF são fabricadas com diferentes características,  que variam em função de sua utilização final.

Como exemplo citarei  além das chapas normais, as chapas  resistentes ao fogo e as chapas resistentes a água. Existem também chapas  fabricadas com maior quantidade de plástico, o que lhes permite aplicações que  requeiram maior resistência à flexão ou a  choques.

As espessuras dessas chapas variam de 3 mm até 60 mm, sendo as  chapas mais grossas são utilizadas em elementos estruturais , artesanais ou  decorativos de arquitetura e móveis .

O MDF é oferecido ao mercado basicamente com três acabamentos:  chapas cruas, chapas com revestimento laminado de baixa pressão e chapas com  revestimento finish foil:

 

  • As chapas cruas são fornecidas ao usuário principiante de forma  que possa ser realizado o acabamento das peças através de pintura, revestimento  com PVC ou  estamparia;
  • As chapas com revestimento com laminado de baixa pressão são  produzidas através da pressão de um laminado (Papel Melaminico disponível nos  padrões madeirados e unicolores) sobre o MDF, que é fundida através de pressão e  temperatura ao painel de MDF, resultando em uma chapa já pré-acabada.
  • Pode-se revestir ambas as faces ou apenas uma, permitindo ao  usuário usinar a face não revestida e acabá-la através de pintura  acolchoamento;
  • As chapas com revestimento finish foil são produzidas por adição  de uma película de papel de fotografia, resultando em um produto já acabado.  Essa película pode ser impressa com padrões madeirados ou em cores. Algumas  chapas contêm partículas de sal.

 

Onde  utilizar e formas de coloca-lo:

 

O MDF destina-se, principalmente, à indústria  moveleira e artesãos. O uso do MDF é frequente como componente de móveis para  partes que requerem montagem. Seu melhor uso é destinado a componentes frontais,  internos e laterais de móveis, fundos de gaveta e tampos de mesa, e ainda caixas  de som.

Na construção civil, são fabricados para o uso de pisos finos,  rodapés, almofadas de portas, divisórias, portas usinadas, batentes, balaústres  e peças torneadas.

Existem fabricações de bumerangues com MDF, porem foi substituída  por outros materiais que possuem maior resistência mecânica e densidade mais  apropriada para a pratica do voo. Mesmo assim, algumas pessoas preferem ainda o  utiliza-los para o manuseio amador, pois é de fácil  usinagem.

A matéria- prima principal utilizada pelas fábricas de MDF é o  pinus. No Brasil, a madeira de pinus é obtida a partir de plantios florestais de  larga escala.

 

DICA:

 

“MDF (Medium Density Fiberboard ou Fibra  de Média Densidade) é o ideal para o crescimento de indústria de móveis,  decoração, construção, indústria gráfica, automotiva, caixas de som,  publicidade, stands, maquetes, etc.”

 

Suas  características:

 

Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente aceito e correto, o  MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição uniforme em toda a sua  superfície como em seu interior. Graças a sua resistência, estabilidade, é  possível obter-se facilidade para dar excelentes acabamentos em móveis,  artesanatos, molduras, rodapés, colunas, balaústres, divisórias,  forros.

 

Flexão  Estática:

É a resistência que um corpo, apoiado em suas  extremidades, oferece quando sujeito a uma força de tração aplicada em seu  centro, até a ruptura.

 

Tração  Perpendicular:

É a resistência que um corpo oferece quando submetido a forças de  tração de sentido contrário, aplicadas perpendicularmente à sua  superfície.

 

Tração na  superfície:

 

É a resistência que um corpo oferece quando  submetido a uma força de tração aplicada perpendicularmente ao plano da face,  para promover o arranque de uma determinada área da camada  superficial.

 

Arranque  dos Parafusos:

 

Tem a resistência que um corpo oferece ao  arrancamento de um parafuso, colocado na superfície ou topo, quando submetido a  uma força de tração.

 

Verdades e Mentiras a  respeito do MDF e Aglomerados:

 

Saiba aqui algumas ideias equivocadas sobre chapas de Aglomerados e  MDF, que podem gerar problemas para fabricantes, revendedores, marceneiros e  consumidores.

 

1º: MDF é resistente à  água?

 

Este é uma das maiores lendas sobre o MDF. O MDF possui certa  resistência à água, mas ele não é imune à sua ação. É preciso compreender que  existe uma grande diferença entre uma chapa que é molhada uma vez, mesmo que por  um período duradouro, e outra que sofra grandes series de molhamentos constantes  ao decorrer do tempo. A explicação que existe sobre a atuação da água na  chapa é que as fibras da madeira, ao absorver umidade, irão inchar. Isso  acontece com qualquer tipo de chapa – seja ela MDF, aglomerado ou compensado  nenhuma delas se ausentam a está debilitação. A umidade também favorece o  aparecimento de fungos, o que contribui para a degradação do painel. Os  móveis que estão sujeitos a molhamentos eventuais, como é o caso de móveis de  cozinha e banheiro, devem ser revestidos adequadamente todas as faces e bordas  dos componentes do móvel. Com esta proteção, executada da forma correta, a  água não irá penetrar na peça, e ela passa a durar por muitos anos. O  revestimento, tanto das faces quanto das bordas, pode ser feito de diversas  maneiras, desde que realizado de forma adequada e com cuidado, porem aconselho  as famosas fitas de Borda que dão acabamento iguais as da formica e com mais  facilidade e rapidez.

 

2º: Chapas são imunes a  cupins?

 

Este é outro pensamento equivocado. A de que os painéis de madeira  reconstituída são resistentes ao ataque de cupins. Saibam que não é dado  nenhum tratamento ao MDF, à madeiras aglomeradas ou à chapas de fibras para  proteção contra cupins. Acontece que estes painéis são prensados em alta  temperatura, cerca de 200ºC, o que extermina todos os insetos existentes no  processo produtivo, inclusive o cupim. Isto é a forma de garantia que as  chapas chegaram nas revendedoras livres de cupins, mas não assegura que não  possa acontecer uma contaminação a partir daí. Mas como normalmente as chapas  ficam pouco tempo armazenadas em revendas e marcenarias, é difícil ocorrer o  ataque de cupins nestes locais.

Aprendendo isso, é recomendável uma dedetização local para evitar que  o móvel seja infestado.

 

3º: MDF é mais resistente que  aglomerado?

 

Muitas pessoas afirmam que o MDF é mais resistente que outros tipos  de Laminados de madeiras e que, quanto maior for sua espessura, maior será a sua  resistência. Talvez esta dedução errado tenha surgido devido ao fato do MDF  ser mais compactado que o aglomerado. Uma das afirmações já ditas neste  sentido é que o MDF “segura” mais os parafusos, o que não é verdade. A  resistência de uma peça depende, além do material usado, de outros fatores  importantes como: projeto do móvel; execução e ferragens utilizadas. Os  projetos e a execução dos móveis são muito mais importantes na definição de sua  resistência que o próprio painel utilizado.

O MDF veio para facilitar em alguns casos não assegurando que é o  melhor produto do mercado de trabalho porem é um dos mais fáceis de trabalhar ao  meu ver.

 

Laminados decorativos  (famosas chapas de fórmicas)

 

Os Laminados decorativos são essenciais a confecção de móveis. Sem  eles seria difícil conseguir dar aos móveis uma aparência agradável sem o uso de  madeira maciça em todas as peças. Existem vários tipos de laminas decorativas  (como: Laminado  MelamínicoLâminas  de madeira), entre elas, se destacam o Laminado melamínico (fórmica) e as  lâminas de madeira.

 

Procedimentos para um bom  trabalho com as formicas

 

LAMINADO MELAMÍNICO (FÓRMICA)

 

 

 

Verifique se você tem as  ferramentas necessárias para trabalhar:

 

Utilize um Riscador com ponta de vídea, ou feito com uma  lâmina de aço com cerca de 1.5mm a 2mm de espessura bem afiado Lima  murça.

Plaina manual Tupia manual  (opcional). Réguas compridas, de aço ou alumínio (Você  também pode fazer uma usando duas tiras de duraplac coladas com cola-contato uma  á outra, para dar maior rigidez). Lápis Martelo  de borracha

 

Lembre-se:

 

Antes de cortar o material lembre-se de conferir o projeto do móvel e  de conferir o desenho contendo o cálculo. Para obter um corte perfeito será  necessário colocar a chapa sobre uma superfície plana (uma bancada por  exemplo). Corte a fórmica sempre com 1 a 2 cm a mais para cada lado da peça a  ser revestida. Marque o corte com um lápis. Apoie uma régua sobre a chapa  posicionando-a na marca do lápis e segure-a firme para que não deslize (caso a  régua seja de aço, cole um esparadrapo na parte de baixo dela para aumentar a  fricção). Use um riscador para cortar, colocando-o rente a régua (Não é  necessário cortar totalmente , basta riscar fundo e depois dobrar a chapa para  que ela se parta). Aplique a cola contato na parte de trás da fórmica e na  superfície da peça a ser revestida. Isso dependera de que marca de cola você  trabalhara porem aguarde até que a cola seque totalmente (faça um teste tocando  de leve com a parte de trás da sua mão). Dê uma segunda demão de cola em  ambas as partes e aguarde por mais vinte minutos. Com muito cuidado, junte as  partes colocando a fórmica sobre o material a ser revestido (caso a superfície a  ser revestida seja muito grande, coloque vários sarrafos de madeira, finos e  limpos, sobre a superfície e coloque a fórmica por cima evitando o contato  direto, depois, vá tirando sarrafo por sarrafo, começando por uma das pontas até  que toda a fórmica esteja completamente encostada à superfície). Com o  martelo de borracha, aperte a fórmica contra a superfície começando do meio para  as bordas até que fique bem aderida (é aconselhável embrulhar o martelo de  borracha com um pano de algodão para não sujar a fórmica). Remova as rebarbas  (sobras, arestas) da fórmica, usando a Plaina manual e quando você perceber que  a formica esta quase acabada utilize a lima murça, removendo primeiro as pontas  dos cantos (quinas), e depois o resto. Passe uma lixa fina em ultimo lugar para  dar o acabamento final isso deixara o local do acabamento bem lizo e  uniforme.

 

IMPORTANTE:

 

Sempre verificar se suas ferramentas de acabamento estão em boas  condições, antes de começar a trabalhar de uma boa amolada em seu riscador para  você não ficar se esforçando em cortar a formica podendo até quebra-la ,de uma  boa afiada em sua Plaina manual podendo usar um esmeril para afia-la utilize uma  pedra fina e cuidado para não deixar o ferro da Plaina fora de esquadro, faça um  teste sempre em um pedaço qualquer de fórmica ,não deixe muito ferro preste  atenção no barulho da passada da plaina, ele se assemelha a um assovio do na  mesma tonalidade do começo ao final da peça.

 

Laminados de madeiras , mais  conhecidas como folhas de madeiras

 

Verifique se você tem as ferramentas necessárias para  trabalhar.

 

Faca, cortador de lâminas de madeira ou estilete. lixa Espátula de aço dentada (consiga uma espátula simples e  faça os dentes com arco e serra. Réguas compridas de aço ou  alumínio. Lápis Apertador (alisador, esfregador etc.):  peça de madeira retangular com as bordas arredondadas com cerca de 20x7x2  cm.

 

Modo de  trabalho:

 

Para facilitar o trabalho passe cola contato na lâmina de madeira  antes de cortá-la. Passe cola contato na superfície a ser revestida. Aguarde a secagem por cerca de 20 minutos (dependendo da temperatura  ambiente).

O recomendável é que de duas demãos duas na peça e duas na lamina por  que as duas chupam muito a cola um exemplo o compensado. Corte a lâmina de  madeira com o estilete ou faca. Una as partes aplicando a lâmina sobre a  superfície a ser revestida. Pressione a lâmina de madeira usando o apertador  (alisador).

Ao esfregar a lamina certifique-se que esta passando uniformemente e  com boa pressão, pois se não, poderá aparecer bolhas na superfície. Remova as  rebarbas (sobras, arestas) com uma lixa tomando cuidado para não arredondar as  pontas, retire as bordas excessivas com um estilete ou uma faca. Lixe as  extremidades com um toquinho de madeira envolto com uma lixa 100 ou 120. Agora basta lixar toda a superfície das partes revestidas e dar o acabamento  final (Ex: goma laca, seladora, cera, verniz e etc..).

Bom, esse é mais um artigo de um vasto assunto relacionado a  grande profissão que se chama Marcenaria espero ter esclarecido suas duvidas a  respeito dos laminados em geral e acrescentado boas curiosidades para futuras  pesquisas.

Marcenaria é dignidade e tem fundamento, seja um marceneiro com  boas técnicas e vastos conhecimentos teóricos mostrando a todos que marcenaria  escolhe seus discípulos e não é qualquer um que escolhe a  Marcenaria.

 

Um grande abraço a todos

 

Julio Cesar S. Vasques

 

    

Julio Cesar Vasques
Sou Terapeuta Holistico e escrevo no Blog Mensagens do Anjo da Vida, sobre : Autoconhecimento, Autoajuda, Mentalização Positiva, entre outros. Pretendo escrever aqui no oSabetudo.com, sobre : Terapia Holística, Saúde, Psicossomática, Serviço Social, Energia Feminina, Reprogramação Mental, Fitoterapicos, Formas Naturais de cura, marcenaria cursos gratuitos entre outros. Espero que todos gostem e qualquer coisa estou a disposição. Cordialmente Julio Cesar Vasques

Publicidade

Nenhum Comentário.

Deixe um Comentário




Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado