Conceitos de Segurança – O Modelo CID

Na informática, o termo CID corresponde à Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.

Nos baseamos bastante nesses termos para atuarmos com a segurança de um ambiente corporativo, imagino que a partir do momento em que os usuários possuem documentos importantes, nada mais importante do que manter esses documentos seguros, o modelo CID fornece os conceitos em que devemos nos espelhar para deixar o usuário satisfeito.

Confidencialidade

Tornar os documentos acessíveis apenas a quem realmente necessite de acesso, como as permissões em que estamos habituados, por exemplo, aqui no Osabetudo só entra quem tem uma conta no site, somos todos contribuintes, ou seja, temos apenas permissão de escrever, nossos administradores são responsáveis por publicar o que foi escrito, não será qualquer pessoa que terá permissões para fazer o que bem entender, fator interessante que garante a organização e segurança principalmente.

Integridade

É a garantia de que o documento em questão é totalmente original, sem adulterações, aqui no Osabetudo, podemos observar essa características, pois apesar de nossos administradores efetuarem uma revisão ou outra, eles mantem integra nossas idéias e a base de nossos artigos jamais ficam com a interpretação alterada.

Disponibilidade

Fator importante que garante que tenhamos acesso a nossas informações, independente da hora e do lugar, e fechando o triângulo CID, ter nossa documentação disponível sem alterações e com acesso controlado a tal informação é realmente importante.

Iniciei o artigo citando a importância de ter tais conceitos aplicados em um ambiente corporativo, entretanto, atualmente fazemos com uma frequência considerável acessos bancários e afins em nossos computadores pessoais, ou seja, é importante que esses termos sejam válidos também para os ambientes não corporativos.

Sem contar que não é difícil perceber que tais conceitos não se limitam apenas ao mundo virtual, na vida real seja com um serviço que você contrate, ou um produto que você adquira, os conceitos abordados cairiam muito bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


nove × = 81

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>