Como Instalar o Google Analytics nos Artigos do oSabeTudo.com?
Para Controlar as visitas dos seus Artigos Publicados no oSabeTudo.com, você pode utilizar o Google Analytics, que por sinal é uma Ferramenta Gratuita do Google.
Desta forma você consegue saber exatamente vários pontos, como por exemplo:
- Quais os seus artigos que recebem mais visitas;
- De onde são essas visitas;
- Por quais palavras chave as pessoas usam nos buscadores para chegar no artigo;
- Qual o tempo de permanência dentro do Artigo e muitas outras informações sobre os seus artigos publicados no oSabeTudo.com.
Com estas informações em mãos, terá condições de produzir artigos mais otimizados aos Buscadores, focando nas melhores palavras chave.
Como Instalar o Google Analytics?
Para isso, basta acessar o Google Analytics pelo endereço, www.google.com/intl/pt-BR/analytics/
Obs: Lembrando que basta acessar com a sua conta do Google, a mesma que usa para o Google Adsense, Gmail, Orkut e outros serviços do próprio Google.
No painel do Google Analytics, crie um novo “perfil de website” na parte inferir, como mostra a imagem:

Adicionando um novo perfil para www.osabetudo.com/, como mostra a próxima imagem,

Pronto! Nesta etapa o Google Analytics gerou o código que você precisa inserir na sua página de Perfil aqui no oSabeTudo.com, mas detalhe, selecione apenas o código de identificação, como mostra a imagem:
obs: Caso use esse tutorial pra instalar o Google Analytics no seu Blog Pessoal, você deve copiar a colar o código completo, mas caso seja para instalar aqui no oSabeTudo.com, basta extrair apenas o trecho mostrado abaixo:


Selecione e copie apenas o Código de Identificação do Google Analytics como mostra a imagem acima.
Entre na sua conta do oSabeTudo.com e acesse a sua Página de Perfil, para cadastrar o código de monitoramento do Google Analytics no final da pagina:

Basta salvar as alterações clicando no botão “Atualizar Perfil“, que a partir de agora você terá total controle sobre as visitas dos seus artigos publicados aqui no oSabeTudo.com.
Obs: Lembrando que o relatório do Google Analytics estará disponível um dia após o cadastro do código.
E você, o que achou desta novidade implantada no oSabeTudo.com?




Rogério, tenho uma curiosidade, não sei se você pode responder, vocês fazem isso pelo plugin Analyticator ou é desenvolvimento?
Jóia Tiago!
Por desenvolvimento mesmo! Muitos recursos por aqui só funcionam porque tivemos que desenvolver trechos específicos de código.
Abraço!
Rogério,tudo bem?
Eu tentei mas não consegui.Estou tendo um pouco de dificuldade…Eu fiz tudo como disse ,mas na hora de aceitar os termos de uso,parece que trava.O que pode ter acontecido?Será que fiz errado?Tô perdida…rsrs…Abraço e aguardo um help!
Olá Janaína, Tudo bem?
Acabei de lhe enviar um email a fim de ajudar.
Fico no aguardo.
Abraço!
Olá Rogério. Como vai?
Cara, tentei me cadastrar no Google Analytics, mas não entendi direito como fazer… Você poderia desenhar pra mim? kkk… bom, sério mesmo… se puder me ajudar, agradeço! Sou um “nub” com estas coisas de blogs, redes socias e etc… Abrass
Oi Rogério, fiz o perfil do google analytics hoje e gostaria de saber se somente as visitas em artigos escritos após a data de hoje é que serão contabilizadas. E como saber se tenho $$$ pra receber ou não.
Abraço
Boa noite rogerio!
estou com duvida em relaçao ao cadastro do gogle analytics pois na hora de cadastrar o site coloquei www.osabetudo.com/author/rivaldo-ramos/ esta correto???
porque tentei entrar com este endereço na net e não deu nada???? e no gogle analytcs não recebi nenhuma visita???
Olá Rivaldo, tudo bem?
É necessário aguardar 24 horas para começar a acompanhar as visitas pelo Google Analytics.
Qualquer dúvida, estamos por aqui!
Abraço!
Oi Rogério por favor me ajude. Já fiz todo o passo a passo que você ensinou acima e o status continua que o código não foi instalado. Coloquei o código UA… e cliquei em atualizar perfil, mas continua do mesmo jeito. Ah no campo adicionar um perfil coloquei: www.osabetudo.com. O que fiz de errado? Abraço
Olá Lorena, tudo bom!
O link correto seria o seu próprio, http://www.osabetudo.com/author/loreninha/
Tente e quaisquer coisa, é só responder por email que procuramos ajudar.
Abraço!
AXEI ÓTIMOOO… ADOREI!! PERFEITO… MUITO OBRIGADA PELA AJUDA.BJS
estou tendo problemas com meu blog, já pesquisei em todo lugar , e ninguém me dá uma solução
Quando abro meu blog aparece concluido, mas com erro na página.
PUXA! Acho que eles deviam ter ferramentas pra solucionar todo tipo de imprevisto inclusive esse.O pior é que com esse problema as pessoas não interessam-se em visitar meu blog.
Isto é um alerta pra quem está passando pelo mesmo problema!.
Olá Eiane, tudo bom!
Não ficou claro qual seria o erro no seu blog, por isso, realmente é difícil ajudar.
Entre em contato pelo Fale Conosco, http://blog.osabetudo.com/contato/, detalhando o erro e quem sabe, podemos ajudar ou dar alguma sugestão.
Abraço!
Rogério estou tentanto me cadastrar no Google Analytics mas quando estou na tela para criar nova conta dar erro e não passa para outra tela, já tentei três vezes, faz uns dois dias que procuro me inscrever. Sempre dar o mesmo erro… P que será que esta acontecendo… Estou seguindo todos os passos direitinho.
Desde já obrigada pela atenção,
Continua dando erro: ERRO NA PÁGINA
Olá Karine, tudo bom!
Como não entendi exatamente em que momento está aparecendo esse erro, acabei de lhe enviar um email.
Abraço!
Rogerio, Boa tarde.
Minha dúvida é a seguinte:
Toda vez que eu quizer consultar meus artigos, terei que instalar o Google Analytics? Se não, como faço para consultar meus artigos?
Abraço.
Obrigado
Antonio,
O Google Analytics seria apenas para que possa acompanhar as visitas obtidas nos seus artigos, uma vez feito os passos deste tutorial, basta acessar e pronto, verá quase que online as suas visitas.
Qualquer dúvida, estamos por aqui!
Abraço!
eu já me cadastrei no analytics a umas duas semanas, só que quando eu entro na minha conta todos os dados aparecem zerados e em status aparece escrito acompanhamento desconhecido, já criei o código e coloquei no sabe tudo mas não deu certo.
Olá Karina, tudo bom!
Você chegou a cadastrar corretamente sua URL por lá? Lembrando que sua url seria, http://www.osabetudo.com/author/carinadeoliveira/
Talvez esse seja o Problema.
Qualquer dúvida, estamos por aqui.
Abraço!
Olá Rogério
Obrigada pela atenção, acho que estou conseguindo resolver o problema.
Ei Rogério, instalei o Analytics há alguns dias e está funcionando direitinho, para o meu blog e para o sabetudo. O que eu não entendo é o seguinte: um dia ele registrou 10 visitas e 3 visitantes. No dia seguinte registrou 15 visitas e 0 (ZERO) visitantes. Nos registros referentes ao blog foi a mesma coisa, quanto mais aumenta o número de visitas, diminui o número de visitantes. Você já viu isso acontecer com outras pessoas ou será que o problema é só comigo? Obrigada.
Olá Ana,
Realmente tem uma diferença entre o número de “Visitas” e o número de “Visitantes exclusivos”, onde as visitas sempre tendem a serem maiores.
De uma lida nesse link na ajuda do Google Analytics para compreender melhor essa diferença e porque isso ocorre, http://www.google.com/support/analytics/bin/answer.py?hl=pt&answer=113734
Qualquer dúvida, estamos por aqui Ana!
Abraço!
Rogério, pelo que eu li nesse link, do jeito que eles fazem a contagem, não há como saber o número total de pessoas que já visitaram meu blog ou meus artigos no Sabetudo,desde o início. Engraçado que isso parece ser tão mais simples do que esse esquema de contagem que eles apresentam, não é? Será que tem algum outro programa mais simples que esse do google?
Tudo bom Ana,
De todos os sistemas que eu particularmente já testei, o Google Analytics realmente é melhor em vários fatores, pois de cara é o mais confiável pelo buscador Google (que é o mais importante).
Mesmo que teste outro programa para contabilizar as visitas, ainda sim daria diferença em relação as mostradas no Analytics, isso porque cada programa tem a sua forma de contabilizar os visitantes.
Um exemplo claro são os dois indicadores de usuários online que temos aqui no oSabeTudo.com, onde raramente mostram a mesma quantidade.
Sugiro usar as visitas como base para saber o quanto esta evoluindo e conforme escreve mais artigos, elas naturalmente vão aumentar.
Vale lembrar que é importante divulgar seus artigos pelas redes sociais como um todo, pois isso também ajuda e muito.
Qualquer dúvida, estamos aqui.
Abraço!
Rogerio, suas dicas são INESTIMÁVEIS! Obrigada! Abraço grande sa Sarah.
Tenho 9 artigos publicados mas, há problemas. Não sei se estou tendo algum ganho com cliques nos anúncios das minhas paginas. Acessei o relatório de desempenho no Adsense e lá, consta número de visitas porém, nenhum clique até agora, desde o dia 21 de agosto. Notei, também, a mensagem ERRO DO RASTREADOR (3 erros)em Configurações da conta>acesso do rastreador. O que significa isso? Pode me ajudar? Grato.
Pingback: As Visitas Caíram em seu Blog? Então veja 5 Formas de Motivação! | oSabeTudo.com
Pingback: Passo 2 – Completar seu Perfil de Colaborador! | oSabeTudo.com
Pingback: Qual é a MAIOR Dúvida do Blogueiro Iniciante? Resposta AQUI! | oSabeTudo.com
Rogério, é possível sabermos quantos cliques houveram por artigo publicado? Não achei essa opção no Google Analytics. Poderia me ajudar?
Waltes
oi como sei que meus artigos estão disponíveis