Como Fazer uma Boa Introdução em um Trabalho Escolar

A introdução de um trabalho escolar é o espaço onde o aluno vai “convidar” o leitor para ler o seu trabalho. É nela que deverão conter resumidamente os assuntos que serão tratados durante o trabalho, didáticas de como foi elaborado o trabalho, além de uma breve descrição dos assuntos, afim de atinar a curiosidade dos leitores.

Porque montar um boa introdução é importante?

É através da introdução do trabalho que você vai conseguir “pescar” os leitores. Caso a sua introdução seja muito superficial, e sem detalhes do que esta por vir durante a leitura do trabalho, o leitor em potencial poderá deixar de ter interesse na leitura.

A mesma coisa acontece quando a introdução é muito longa, fazendo com que não de tempo ao leitor para pensar nos assuntos, pois encherá a cabeça dele com muitas informações.

O ideal é que a introdução tenha no mínimo uma página, e no máximo uma página e meia. Nada mais e nada menos que estas dimensões.

Como montar a uma introdução satisfatória?

  • Destaque todos os assuntos que serão tratados durante a leitura do trabalho, caso sejam muitos, escolha os mais interessantes.
  • Coloque uma descrição muito breve sobre cada um dos pontos que vai tratar.
  • Evite frases e citações na introdução, você não esta efetivamente começando o estudo do conteúdo, esta apenas apresentando ele aos seus leitores.
  • Separe cada tópico e assunto por parágrafos, assim ficará mais fácil identificar onde termina e começa um assunto, além de mostrar ao leitor a quantidade real de assuntos a serem tratados.
  • Evite iniciar um conclusão com “Neste trabalho apresentaremos…..” ou “No trabalho a seguir, iremos falar sobre……”.
  • Comece uma introdução falando logo do conteúdo, sem enrolações.
  • Caso seja necessário apontar sub tópicos, faça uso das listas. Utilize o ponto como sinal de lista, pois é o mais comum.

Seguindo as dicas acima você conseguirá montar uma introdução prática e simples, que levará o autor direto ao conteúdo do seu trabalho, pois deixará ele intrigado e com vontade de saber mais sobre o trabalho.

Tem alguma sugestão de artigo? Deixe a sua ideia no meu formulário de ideias!

Gostou deste artigo,  conheça o meu blog (link no meu campo de assinatura, logo abaixo da foto)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× cinco = 5

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>