Como Fazer uma Boa Conclusão em um Trabalho Escolar

A conclusão de um trabalho é uma das partes mais importantes do mesmo. É nesta parte que o aluno irá colocar as suas impressões sobre o trabalho que acabou de elaborar.

Porém 99% dos alunos fazem um mal uso desta área, seja porque efetivamente não fizeram o trabalho, apenas copiaram textos da internet, seja porque não conseguiram assimilar nada, seja por preguiça, entre outros fatores.

O fato é que não é raro ver conclusões do tipo:

“Concluo que o Brasil é um país da América do Sul e tem bastante população, pois muitas pessoas de outros países vem viver nele.”

Acredite a conclusão de trabalho acima é real, e por incrível que pareça o este trabalho tirou nota 10, esta conclusão foi elaborada por um aluno de 8ª série.

Eu não sou professor nem nada, mas acredito que a conclusão acima não é muito satisfatória, sendo que o trabalho falava sobre o Brasil, dados geográficos, econômicos, culturais, etc.

Mas o que me deixou mais abismado foi o fato do trabalho ter recebido nota 10, sendo que somente pela conclusão eu daria no máximo 2.

Para evitar então que conclusões deste tipo continuem aparecendo aos montes por ai, vou deixar algumas sugestões que podem ajudar a melhorar a elaboração das mesmas.

Como montar uma conclusão?

Na conclusão como o próprio nome já diz, deve ter tudo que o aluno conseguiu assimilar durante a elaboração do trabalho. As frases não devem ser muito compridas, e os tópicos devem ser separados por parágrafos.

É interessante fazer uma síntese de todo o conhecimento, e a partir dela retirar as suas conclusões finais.

Síntese é um resumo composto pelas ideias centrais de determinado texto ou assunto, através dela é possível entender o todo ou a ideia geral do todo.

Afim de fazer um resumo bem focado, é interessante ler e reler o conteúdo do trabalho diversas vezes, assim você evita concluir o que nem foi estudado ou escrito no trabalho.

Depois de montar a conclusão, é preciso ler várias vezes e deixar ela o mais breve e sucinta possível. Pois o que importa não é o tamanho do texto, e sim a qualidade do conteúdo que você irá gerar.

Tem alguma sugestão de artigo? Deixe a sua ideia no meu formulário de ideias!

Gostou deste artigo, que tal conhecer também o meu blog sobre Informática, tecnologias, gerenciamento de blogs e programação? Acesse o Informática Inteligente!

Comments

  1. jeany says

    haha eu amei esse saite vei
    !!Por mais qe eu seja uma aluna meio desentereçada,eu tento fazer o maximo para agradar os professores!!amei o saite!!meu trabalhoo saiuu de masii o prof amoo!!Obrigada!!

  2. says

    hehe” eu amei esse site pois me ajudou muito não sou uma aluna que faz tudo mais tudo ki faço e para melhorar minhas notas,pois tenho muitos trabalhos e sempre tenho ki fazer conclusões dos trabalhos e não e minha praia mais afinal e para a nota…

    gostei muito!pode entra e curtir…

  3. WEDRIEN LIMA E SILVA says

    valeu me ajudou muito. A pesar de eu ter feito tudo manuscrito não consigo tirar as conclusões agora que li como se faz me ajudou a esclarecer. parabens para esse garoto da 8 serie ter tirado 10 atraves de uma conclusão voce vai longe em baixinho!!!!!!!!!!!!!!

  4. paloma alves bulrejahn says

    nossa me ajudou muito, nem vazia ideia de como fazer uma conclusão, espero acertar nas dicas para tirar 10 no trabalho…..

  5. Carolina Custódio says

    O conteúdo do site está ótimo, porém alguns comentários acima são vergonhosos. Não sou professora nem nada, mas escrever: “desentereçada”, “saite”, entre outros, é ridículo!

  6. says

    gostei muita valew de verdade eu consegui entender como fazer direitinho a conclusao de meu trabalho agradeço ao pessoas que teve essa ideia de ajudar as pessoas desse modo! bgadaa:*

  7. says

    Obrigado pela ajuda!
    Eu também sou uma aluna da 8 série e queria a opinião do site se minha conclusão ficou boa:

    “Concluo que a alquimia é representada por quatro elementos básicos e possui seus objetivos, como a descoberta da pedra filosofal, ou o elixir da longa vida, e como é possível transformar qualquer metal em ouro”

    Aguardo sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 − = três

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>