Como Estudar? Qual o Melhor Método?

É interessante ocandidato estudar independente da banca, de forma multidisciplinar. Muitos preferem estudar todo o conteúdo de determinada matéria e depois entrar em uma segunda disciplina. O que ocorre é que quando chega à terceira disciplina já esqueceu a primeira. Então o que fazer?

Quando se fala em forma multidisciplinar é o mesmo que estudar tudo alternado, ou seja, durante o dia irei organizar o tempo que tenho disponível e irei estudar tais matérias amanhã mais outra e assim vai.

O certo mesmo é se fazer um cronograma de estudo, pois através dele você saberá o que já estudou, até onde estudou e o que falta estudar.

Falo que é mais eficiente estudar alternadamente, pois não conta você acabar de estudar um assunto e ir responder questões relacionadas a esse tal assunto, lógico que você vai lembrar-se de boa parte ou até de todo o assunto, por isso, o mais correto e sincero a se fazer com você mesmo é estudar desta forma, pois assim você saberá de certeza se realmente aprendeu o assunto ou ainda ficaram faltando alguns entendimentos.

Darei um exemplo rápido de como pode ocorrer o estudo mais eficaz no caso o estudo multidisciplinar:

Você começou a estudar para o concurso do INSS ai já viu o edital anterior e já anotou os assuntos que foram cobrados, depois disso resolve começar com português, pega todo o assunto cobrado e detona, estuda feito louco, finalmente termina, ótimo parabéns, agora você vai começar com raciocínio lógica, novamente pega todo o assunto que foi cobrado e detona o mesmo você vai fazendo com todas as outras matérias, entenda eu não estou dizendo que não funciona nem tão pouco desmerecendo que estuda desse modo, falo isso por que pelo muito que já Le e já experimentei sei bem qual é o mais certo, pelo menos para mim foi assim. No final do seu estudo quando você novamente retornar para o português já vai ter se passado um bom tempo, entende a moral da história?

De resumo a moral da história é que se você for estudar assunto por assunto até você retornar como no exemplo anterior para o “português” irá demorar muito tempo, acontecendo assim o esquecimento de informações não absorvidas ou não entendidas.

Eu particularmente estudo por semana esse semana e tal assunto e tal assunto, semana que vem é tal assunto mais tal assunto e tal assunto e assim até retornar a matéria inicial, não reparte em grandes fatias e sim em pequenas porem as matérias mais importantes e que tenho mais dificuldade são as que eu do um espaço de tempo maior tanto para estudar como para perceber se realmente eu aprendi.

A idéia é estudar no estilo multidisciplinar porem como e quantas matérias por tal período vão ser estudadas é você quem diz.

E você como você costuma estudar? Você usa o método multidisciplinar? Como é a sua divisão? Compartilhe e ajudem muitos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


seis + 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>