Carta de apresentação – O que é? Para que serve?

Poucos sabem o que é, e para que serve uma carta de apresentação.

Indo junto com o CV (Curriculum Vitae) servindo como um primeiro contato do candidato a vaga de trabalho com a empresa, sabendo disto, uma carta de apresentação bem elaborada, bem escrita e com a transmissão de certa das idéias, poderá ajudar ou convencer o empregador a chamá-lo para uma entrevista.

Uma carta de apresentação tem por objetivo

  1. Chamar a atenção do representante da empresa;
  2. Despertar o seu interesse para o que expões;
  3. Despertar o interesse do empregador por ti;
  4. Conseguir uma entrevista pessoal.

Em relação a sua estruturação aqui vão algumas dicas:

Dirija-se à pessoa certa
Comece por redigir a carta para a pessoa certa, para a pessoa com a qual lhe interessa conversar, para a pessoa que pode te por dentro ou te selecionar para a vaga de trabalho, sendo assim, não se esqueça de pôr em cima da carta a rubrica assunto, onde esclarece o objectivo da sua carta e, eventualmente, menciona a referência do anúncio.

Escreva uma boa frase de abertura
A intenção é se testar, dentre toda a informação contida na carta, tendo assim, a principal função de chamar a atenção e agradar o empregador desde as primeiras palavras.

Não use palavras demasiado modestas
Não seja metido, muito menos arrogante, passe para o empregador, uma boa imagem, simplicidade, transparência e clareza nas suas palavras e idéias.

Explique porque se candidata
Explique o que o atrai na empresa, na função, no sector. Aproveite para mostrar entusiasmo.

Não se prolongue
Devendo sua carta ter no Maximo 1 página, escreva pouco, mais de forma objetiva, tentando sempre com poucas palavras transmitir muita informação.

Não mencione a sua inexperiência
Caso não possua experiência, onde queira trabalhar, não mencione jamais, e sim fale da sua alta capacidade de aprender rápido, de sua dinâmica em grupo, da sua facilidade em lhe dar com pessoas, e de outras qualidades que possua. Seja sempre positivo sobre si mesmo.

Não fale em ordenado
Não fale de dinheiro na carta, nem o quanto quer ganhar ou coisa parecida, exceto no caso, de no artigo de divulgação da vaga pedir, caso contrario não mencione nada sobre dinheiro, traz má impressão para o empregador, aonde ele irá lhe ver como alguém que apenas que o salário e não ajudar a empresa na qual pretende trabalhar.

Evite terminar com banalidades
Lembre-se que a última impressão é tão importante como a primeira. Evite usar jargões ou frases feitas, busque ser original ou um comum melhorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− quatro = 0

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>