Plantas Venenosas

Plantas VenenosasEmbora enganosamente atraentes algumas flores e plantas comuns, podem lhe dar dores de cabeça, causar convulsões ou simplesmente matá-lo.

Crianças menores de 6 anos são especialmente vulneráveis, pois elas são responsáveis por 85 por cento de todas as chamadas para os centros de veneno, mas os culpados mais consumidos em casos de intoxicação são cosméticos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e remédios.

A maioria das plantas são seguras, mas aqui estão algumas que você precisa conhecer.

Eles podem estar em seu próprio quintal ou mesmo em casa.

NARCISO

Esses arautos amarelo e branco conhecidos como narcisos e junquilhos, na verdade são levemente tóxicos se as flores são consumidas em grandes quantidades.

Ingerir os bulbos causa náuseas, vômitos, cólicas e diarréia.

Um médico pode recomendar a hidratação intravenosa e/ou drogas para evitar náuseas e vômitos se os sintomas forem graves ou o paciente for uma criança.

AZALÉIA

Azaléias, uma variedade de rododendro, possui belas flores em forma de sino, mas as folhas é que são tóxicas e por isso o mel é feito a partir do néctar das flores. Comer as folhas desses arbustos faz queimar a boca, e então você experimenta aumento da salivação, vômitos, diarréia e uma sensação de formigamento na pele.

Dores de cabeça, fraqueza muscular e visão fraca poderia seguir.

Sua freqüência cardíaca pode diminuir e você pode até cair em coma e sofrer convulsões fatais.

Antes disso, os médicos tentam substituir seus fluidos e ajudá-lo a respirar com mais facilidade e administrar medicamentos para trazer de volta o seu ritmo cardíaco normal.

FICUS

Também conhecido como choro de figo, árvore benjamin, ou plantas de folhas pequenas de borracha, todos os ficus tem seiva leitosa em suas folhas e caules que é tóxico.

Existem cerca de 800 espécies de árvores de ficus, muitas das quais são cultivadas em vasos dentro de casa e banheiros e no exterior, em áreas quentes, onde algumas variedades podem crescer para até 75 metros de altura.

O pior que vai acontecer é coceira e inchaço na pele e seu médico vai lhe dar algo para a alergia ou inflamação.

OLEANDRO

O oleandro (Nerium oleander), também é conhecido como loendro, loandro, loandro-da-índia, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha ou flor-de-são-josé.

Cada pedaço da planta espirradeira é tóxico, diferentemente do caso de outras plantas, onde apenas a flor ou seiva pode ser tóxica. Mesmo a inalação acidental da fumaça da queima é um problema.

Estes arbustos verdes são comuns em plantas de banheiro ou em jardins.

Normalmente os sintomas envolvem uma mudança na frequência cardíaca, seja ela uma desaceleração ou palpitações ou níveis elevados de potássio.

Um médico pode prescrever uma droga para trazer de volta o seu batimento cardíaco sob controle, e tenta induzir o vômito com ipeca, bomba de estômago ou absorver a toxina ingerida com carvão.

CRISANTEMO

Possui variedades de laranja e amarelo de flores vistosas. Há 100-200 espécies de crisântemos, e geralmente crescem rente ao chão, mas pode transformar-se em arbustos.

Podem ser usados em hortas para manter os coelhos à distância.

Adivinha o quê?

As cabeças de flores são pouco tóxicas para os seres humanos também. Mas não muito.

Tocá-los pode causar comichão e inchar um pouco, mas provavelmente o médico irá apenas dar-lhe algo para a inflamação e reação alérgica.

HORTÊNCIA

Estes arbustos ornamentos de jardim populares com flores rosa, profundo azul ou verde-brancos, que crescem em cachos grandes e olhar tão comestíveis como o algodão doce ou um bolo grande em uma mente imaginativa.

Mas aquelas flores vão te dar uma dor de barriga intensa por varias horas depois de comê-las.

Tipicamente, os pacientes também experimentam coceira na pele, vômitos, fraqueza e transpiração. Alguns relatórios indicam que os pacientes podem até mesmo experimentar coma, convulsões e uma quebra na circulação sanguinea.

Felizmente, há um antídoto para o envenenamento por hortênsia, e os médicos também podem dar-lhe medicamentos para tratar a aliviar seus sintomas.

Comments

  1. bio_henri says

    A ideia é informar, desenvolver o conhecimento. Agora, para o fim que este conhecimento irá levar é com cada um. Eu prefiro acreditar que a informação seja útil à alguém que possa ter problemas com uma criança que por acidente ingira uma planta dessas.
    Obrigado pelo comentário Thata.

  2. simonicristinalana says

    tenho varias plantas em casa e tenho tambem criancas elas gostao de brincar de fazer comidinhas morro de medo se elas pegarem uma planta venenosa conhecer para proteger

  3. says

    mas elas so sao toxicas quando ingeridas ? porque eu estou fazendo um trabalho de escola que requer colher mais de trinta plantas e secalas no ferro de passar e eu peguei varias plantas chamativas e uma delas e a violeta e agora fiquei muito assustada. pegue uma planta pequena que e peludinha sua borda e verde escuro e sua parte interior e roxa rosa e vermelha vc saberia dizer se e venenosa??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


4 × = dezesseis

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>