A nova ortografia e sua NOVA acentuação gráfica. (Parte 1)

Quando se fala em nova ortografia, já começa a vim o desespero, uns pensam, se eu já não sabia antes, imaginam agora, outros pensam o que mudou? O que não mudou? Por onde começar a estudar? Acontece muito disso mesmo, porem aqui vou tentar explicar de uma forma bem simples, o que é acentuação gráfica, o que é a nova ortografia e o que mudou na língua portuguesa.

Nem 15% das palavras da língua portuguesa são acentuadas, porem existe apenas dois tipos de acentuação, que são elas as prosódicas e as gráficas. A acentuação prosódica nada mais é que a acentuação, não grafada e sim fonética, de alguma palavra, determinado assim a sua sílaba Tônica ou sílaba forte.

Ex.:  Oxítonas (condor, mister, novel, Nobel, ruim)

Paroxítonas (austero, ciclope, filantropo, rubrica)

Proparoxítonas (aerólito, lêvedo, Alcione)

Já a acentuação gráfica é a marcação, determinação da sílaba tônica da palavra sendo este tipo de acentuação por meio grafado.

Agora pergunto O que é acentuação gráfica?

Em resumo é a aplicação de sinais escritos sobre determinadas letras, assim modificando o entendimento de toda a oração.

Ex.: Sábia

Sabiá

Sabia

Os acentos gráficos existentes na língua portuguesa são apenas três:

  • Agudo (´) = Som aberto
  • Grave; (`) = Vale por 2
  • Circunflexo (^) = Som fechado

E as únicas vogais acentuadas são:

  • A
  • E
  • O

Não entra nesta lista as vogais i e u, pois hora eles funcionam como vogal outra hora como semivogal.

Agora falaremos sobre a nova ortografia, para muitos que ainda não sabem a reforma ortográfica, entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2009 e a população brasileira tem até 2012 para se adaptar a nova ortografia, a nova acentuação gráfica, veio apenas para modificar a escrita das palavras, mantendo sua forma de pronuncias.

Ex.: Vôo (antes era grafado dessa forma), agora com a reforma ortográfica se escreve Voo, mais sua leitura continua do mesmo jeito, não sendo modificada em nada.

Agora falaremos sobre Monossílabos tônicos, Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas.

I.            Monossílabos tônicos – formados por A, E, O pluralizados ou não são acentuados, formados diferentes de A, E,O (s) não são acentuados.

*São  – A,E,O (s) – Diferente Não

II.            Oxítonas – tonicidades na ultima sílaba – Formadas por A, E, O (s), EM e ENS são acentuadas, diferente disto não.

São – A, E, O (s), EM e ENS – Diferente Não

III.            Paroxítonas – esta regra é extremamente oposta à regra das Oxítonas, ficando que se formadas por A, E, O (s), EM e ENS não são acentuadas, ocorrendo formação diferente sim.

Não são – A, E, O (s), EM e ENS – Diferente Sim

Obs.: o que se acentua na Oxítona, não se acentua na Paroxítona, assim vice e versa, sendo uma totalmente oposta à outra.

IV.            Proparoxítonas – Todas são acentuadas, não existindo nem uma exceção

DICA.: Para se acentuar palavras tipo “recebê-lo”, deixo a dica, como acentuação é voltada para a parte tônica, então no exemplo recebê-lo o “-lo” é átono, por isso esqueça ele, quando se referir a acentuação e apenas veja o resto, contando normalmente, no exemplo, pode-se perceber que a sílaba tônica é o “be” assim ele sendo uma oxítona, pois sua tonicidade está na ultima sílaba, ficando Recebê-lo

Acompanhe o restante desse assunto no artigo: A nova ortografia e sua NOVA acentuação gráfica. (Parte 2)

    

Darlan Gregório
Empreendedor, Universitário, sempre buscando o melhor e o mais eficiente e pai de uma linda menina e casado com a melhor esposa.

Publicidade

One Response to “A nova ortografia e sua NOVA acentuação gráfica. (Parte 1)”

  1. J. Guimarães

    nov 03. 2011

    Oi Darlan

    Excelentes dicas.

    Parabéns por compartilhar o que sabe com leitores do Sabetudo.

    http://www.osabetudo.com/author/jogui10/

    Reply to this comment

Deixe um Comentário


× 7 = catorze




Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado