A importância do estágio supervisionado

A prática constante de todas as propostas pedagógicas desenvolvidas ao longo da formação de um profissional  e o uso metódico das habilidades construídas ao longo do processo educacional são benefícios que justificam a importância do estágio supervisionado, uma vez que este possibilita o confronto com uma realidade multicultural que necessita, cada vez mais, de indivíduos aptos a realizarem um bom trabalho frente às questões que nos são colocadas no dia-a-dia.

Durante a formação universitária, muitos estudantes idealizam suas atribuições em determinada profissão, sendo que em um confronto real percebem que em muitos aspectos seu ensino foi deficiente e teórico demais. Para melhor assimilação entre teoria e prática é essencial uma vivência real baseada em momentos de reflexão que permitam a construção do conhecimento, de uma experiência sólida e, acima de tudo, de uma formação integral.

O ambiente educacional, como espaço múltiplo e complexo, necessita de um educador que compreenda o contexto social que o cerca, tornando-se um agente transformador através da implantação de um pensamento crítico e bem fundamentado no que se refere às problemáticas sociais, pessoais e outras necessidades específicas.

É necessário que exista um ambiente propício às tentativas, aos acertos, à busca por possibilidades e, inevitavelmente, aos erros. Nesse sentido, a falha deve surgir dentro de um contexto específico, contando com a orientação de um supervisor que auxilie o crescimento de um indivíduo como profissional qualificado, afinal “muito erramos antes de acertar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três + 9 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>