A Importância do Capital Intelectual no Século XXI

O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias e novos métodos de trabalhos facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, porém esta crescente disseminação de informações trouxe também problemas, relativos principalmente à privacidade dos indivíduos. Constatamos hoje que a gestão eficiente do conhecimento é fundamental para que pessoas possam liderar equipes, buscando sempre acompanhar a velocidade do mercado, armazenando cada vez mais informações e transformando-as em conhecimento.

A informação e o conhecimento são as armas competitivas de nossa geração, são mais valiosos e poderosos que recursos naturais, grandes empresas, ou até mesmo grandes contas bancárias pois trata-se de um bem que ninguém vai tirar de você para onde quer você for o conhecimento adquirido vai estar com você.

Mas se o Capital Intelectual é tão importante e agregam um grande valor as empresas por que a maioria delas ainda não procura investir nessa área?

Acredita-se que é pelo fato de se tratar de um ativo intangível que não é passível de mensuração desta forma a maioria das empresas enxergam o capital intelectual como um investimento muito alto e com um retorno na maioria das vezes difícil de ser contabilizado,
Muitas empresas também acreditam não ser vantajoso investir em um funcionário que amanhã ou depois pode estar saindo da sua empresa para trabalhar com o concorrente, o que as empresas precisam entender é que além de promover disseminação do conhecimento elas precisam investir em boas condições de trabalho para que o funcionário sinta-se satisfeito em trabalhar, um funcionário satisfeito veste a camisa da empresa e dificilmente vai sair dela para outra.

O capital intelectual também conhecido como capital Humano, é formado de pessoas que fazem parte de uma organização, significa os talentos que precisam ser mantidos, aprimorados e desenvolvidos, é um capital invisível mas que traz grandes retornos para a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro + 8 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>