A Formação do Povo Brasileiro

A Formação do Povo Brasileiro

Como todos sabem o Brasil é um país formado pela mistura de várias raças, e várias culturas que acabaram se tornando a base da identidade cultural e histórica do nosso povo.

Desde o seu descobrimento, época em que os portugueses aqui chegaram, a nossa população começou a se formar e a crescer, logo depois vieram os africanos, que eram trazidos com a promessa de trabalho, mas assim que aportavam em nosso país conheciam a dura realidade que os aguardava, pois passaram a ser escravizados pelos europeus.

Nessa época aqui já havia a população indígena que era constituída por várias tribos cada qual com um idioma diferente. Eles viviam nas florestas e mantinham-se da caça e da pesca.

Essas três raças são a base da formação cultural e étnica do povo brasileiro, pois ao mesmo tempo em que os senhores de engenho constituíam família, passavam a relacionar-se com escravas com quem tinham filhos e o mesmo acontecia com relação aos índios. A partir de então a população foi aumentando.

Quando realizamos uma análise dessa parte da nossa história podemos observar a presença de etnocentrismo, pois, quando fazemos parte de um grupo temos a visão de que ele é o centro de tudo e que os demais são observados através dos nossos valores e crenças, ou seja, aquilo que verdadeiramente acreditamos e adotamos como sendo a nossa verdade, isso é definido como etnocentrismo.
Analisando a forma como o Brasil foi colonizado podemos entender que os portugueses quando aqui chegaram introduziram aos índios o seu modo de pensar, de agir, bem como também a sua cultura, a influência nas artes, suas tradições, religião, política, e o próprio idioma, e de certa forma foram fazendo com que os índios perdessem um pouco de sua identidade, devido a tamanha imposição.

Toda essa influência imposta aos índios algum tempo depois passou a receber também os elementos culturais que foram trazidos por outros povos que aqui chegaram como os holandeses, franceses, alemães, italianos, e assim, a cultura indígena foi sendo lentamente transformada e ao mesmo tempo enriquecida, que isso seja lembrado por nós, tamanha riqueza cultural se formou no país.
Devido à chegada desses povos é fácil perceber que o Brasil é um país que não possui um perfil físico definido como acontece com outros países como o Japão, a Coréia, a China, O Vietnã, a índia entre tantos outros nos quais as pessoas apresentam características faciais parecidas, assim como também a cor da pele, o tipo do cabelo, os olhos, etc.

Sendo assim, nota-se a importância desses povos na formação do povo brasileiro, o quanto contribuíram para esse fator e o respeito que merecem receber, exatamente porque essa contribuição foi essencial para enriquecer a nossa cultura, a arte, o nosso folclore, a nossa história, e que através dessa análise do passado possamos conhecer as nossas origens para valorizarmos cada vez mais a enorme riqueza cultural que possuímos,pois quando essas culturas foram apresentadas aos índios, embora de maneira impositiva, elas ajudaram a formar a nossa identidade cultural e precisamos conhecer o passado para nos espelharmos nele,e valorizar o presente preparando um futuro melhor para os nossos descendentes.

2 Por ser um país de grande miscigenação, o Brasil acabou se tornando referência na questão da mistura de etnias e o povo brasileiro precisou aprender a conviver com as diferenças entre as raças porque um país de grande miscigenação, tão rico em cultura, e com uma história complexa repleta de várias influências não pode aceitar a intolerância e a discriminação racial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 − seis =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>